Celso de Melo elogia livro sobre Ruy Barbosa

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Melo elogiou em uma carta o livro “Ruy Barbosa, o advogado da Federação e da República”, de autoria do presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e que será lançado nesta quarta-feira (1º/3), em Brasília.

“Estou certo de que a memória do grande Ruy, construtor da República, defensor intimorato da Federação, guardião da Constituição e das liberdades fundamentais e Patrono dos Advogados Brasileiros e, também, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União, será honrada e eternizada em seu livro, tudo em virtude da respeitabilidade que emana de sua pessoa”, afirmou Celso de Melo a Coêlho, que também foi presidente nacional da OAB de 2013 a 2016.

A morte de Ruy Barbosa completa 100 anos nesta quarta-feira, quando o Senado Federal realizou uma sessão solene para lembrar a data. O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, participou da sessão. “O Senado Federal representa a Casa de um dos maiores cidadãos brasileiros – o homenageado do dia, Ruy Barbosa, cujas carreiras jurídicas e política partilhavam um mesmo propósito: a defesa intransigente dos ideais democráticos e humanitários”, disse Simonetti. A homenagem foi uma iniciativa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que é advogado e já foi conselheiro federal pela OAB-MG.

Leia abaixo a íntegra da carta enviada pelo ex-ministro do STF Celso de Melo para o presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho:

“Eminente Dr. Marcus Vinicius,

Quero cumprimentá-lo pelo precioso artigo sobre Ruy, hoje publicado na Folha de S. Paulo!

Não fossem minhas presentes condições físicas, teria ido a Brasília para ter a honra de saudá-lo pessoalmente no evento de lançamento, hoje, dia 1/3, de sua obra sobre “Ruy Barbosa – O Advogado da Federação e da República”. 

Estou certo  de que a memória do grande Ruy, construtor da República , defensor intimorato da Federação , guardião da Constituição e das liberdades fundamentais e Patrono dos Advogados Brasileiros e, também, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União, será honrada e eternizada em seu livro , tudo em virtude da  respeitabilidade que emana de sua pessoa, Dr. Marcus Vinicius, como notável Advogado que é  e memorável Presidente do E. Conselho Federal da OAB que foi , pelo poder de suas palavras e pelo brilho de seu pensamento sempre lúcido!!!

Receba, por gentileza, os meus cumprimentos e a minha sempre cordial saudação!  Celso de Mello.”

 

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Melo elogiou em uma carta o livro “Ruy Barbosa, o advogado da Federação e da República”, de autoria do presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e que será lançado nesta quarta-feira (1º/3), em Brasília.“Estou certo de que a memória do grande Ruy, construtor da República, defensor intimorato da Federação, guardião da Constituição e das liberdades fundamentais e Patrono dos Advogados Brasileiros e, também, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União, será honrada e eternizada em seu livro, tudo em virtude da respeitabilidade que emana de sua pessoa”, afirmou Celso de Melo a Coêlho, que também foi presidente nacional da OAB de 2013 a 2016.A morte de Ruy Barbosa completa 100 anos nesta quarta-feira, quando o Senado Federal realizou uma sessão solene para lembrar a data. O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, participou da sessão. “O Senado Federal representa a Casa de um dos maiores cidadãos brasileiros – o homenageado do dia, Ruy Barbosa, cujas carreiras jurídicas e política partilhavam um mesmo propósito: a defesa intransigente dos ideais democráticos e humanitários”, disse Simonetti. A homenagem foi uma iniciativa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que é advogado e já foi conselheiro federal pela OAB-MG.Leia abaixo a íntegra da carta enviada pelo ex-ministro do STF Celso de Melo para o presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho:“Eminente Dr. Marcus Vinicius, Quero cumprimentá-lo pelo precioso artigo sobre Ruy, hoje publicado na Folha de S. Paulo!Não fossem minhas presentes condições físicas, teria ido a Brasília para ter a honra de saudá-lo pessoalmente no evento de lançamento, hoje, dia 1/3, de sua obra sobre “Ruy Barbosa – O Advogado da Federação e da República”. Estou certo  de que a memória do grande Ruy, construtor da República , defensor intimorato da Federação , guardião da Constituição e das liberdades fundamentais e Patrono dos Advogados Brasileiros e, também, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União, será honrada e eternizada em seu livro , tudo em virtude da  respeitabilidade que emana de sua pessoa, Dr. Marcus Vinicius, como notável Advogado que é  e memorável Presidente do E. Conselho Federal da OAB que foi , pelo poder de suas palavras e pelo brilho de seu pensamento sempre lúcido!!!Receba, por gentileza, os meus cumprimentos e a minha sempre cordial saudação!  Celso de Mello.” 

Sobre

Verifique Também

Órgão Especial do Conselho Federal da OAB delibera sobre 15 processos

Em sessão virtual extraordinária do Órgão Especial do CFOAB dessa quarta-feira (18/9), foram julgados 15 …