Diretoria recém-empossada da CNBB visita o Conselho Federal

O Conselho Federal da OAB recebeu, nesta quarta-feira (24/5), a diretoria da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A nova gestão esteve na sede do CFOAB em visita de cortesia à entidade. As duas instituições têm mantido diálogo a respeito de diferentes temas de interesse nacional, como combate à fome, segurança das eleições e a pacificação do país.

O arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, assumiu a Presidência da CNBB. Ele, o segundo vice-presidente e bispo de Garanhuns (PE), dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa; o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral, dom Ricardo Hoepers, e o assessor político da entidade, padre Paulo Renato, participaram do encontro. 

O grupo da CNBB foi recebido pelo presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti; pelo vice-presidente, Rafael Horn; e pelo diretor-tesoureiro, Leonardo Campos. Simonetti lembrou da história de cooperação entre as duas entidades, em prol da pacificação social. 

“É importante pontuar todas as lutas justas, civilizatórias, humanitárias que já travamos. Não sei reprisar há quantas décadas caminhamos juntos, mas nós já extraímos muitos bons frutos sobretudo nas lutas permanentes que, ainda, infelizmente, são atuais, como contra a erradicação da fome no Brasil, os direitos humanos, a corrupção”, lembrou o presidente da OAB Nacional. 

Ele frisou, ainda, que a entidade segue à disposição e reafirmou o interesse e a necessidade de continuar a caminhar juntos em todas as pautas mencionadas. Durante a conversa, eles lembraram, ainda, da visita da delegação brasileira ao Papa Francisco, no início do mês, em 5 de maio. Foi a primeira vez que o Vaticano recebeu uma comitiva de advogados brasileiros para uma audiência com o Papa.

“Há uma relação salutar entre as duas organizações que marca a história recente do Brasil, em torno de pautas comuns que interessam à CNBB  e também encontram ressonância no âmbito da OAB”, disse dom Jaime Spengler. O presidente da entidade reafirmou o objetivo de trabalhar para promover espaços de reconciliação na sociedade.

De 19 a 28 de abril, em Aparecida (SP), a entidade da Igreja Católica promoveu a 60ª Assembleia Geral da CNBB. O encontro foi eletivo e a gestão anterior da Conferência dos Bispos concluiu o mandato no último dia 28.

Um dos destaques da parceria entre as duas instituições é a participação das entidades no Pacto pela Vida e pelo Brasil. O acordo foi lançado em 7 de abril de 2020 face ao agravamento da pandemia da covid-19 e foi reforçado para lidar com as repercussões da crise sanitária. 

 

O Conselho Federal da OAB recebeu, nesta quarta-feira (24/5), a diretoria da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A nova gestão esteve na sede do CFOAB em visita de cortesia à entidade. As duas instituições têm mantido diálogo a respeito de diferentes temas de interesse nacional, como combate à fome, segurança das eleições e a pacificação do país.O arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, assumiu a Presidência da CNBB. Ele, o segundo vice-presidente e bispo de Garanhuns (PE), dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa; o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral, dom Ricardo Hoepers, e o assessor político da entidade, padre Paulo Renato, participaram do encontro. O grupo da CNBB foi recebido pelo presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti; pelo vice-presidente, Rafael Horn; e pelo diretor-tesoureiro, Leonardo Campos. Simonetti lembrou da história de cooperação entre as duas entidades, em prol da pacificação social. “É importante pontuar todas as lutas justas, civilizatórias, humanitárias que já travamos. Não sei reprisar há quantas décadas caminhamos juntos, mas nós já extraímos muitos bons frutos sobretudo nas lutas permanentes que, ainda, infelizmente, são atuais, como contra a erradicação da fome no Brasil, os direitos humanos, a corrupção”, lembrou o presidente da OAB Nacional. Ele frisou, ainda, que a entidade segue à disposição e reafirmou o interesse e a necessidade de continuar a caminhar juntos em todas as pautas mencionadas. Durante a conversa, eles lembraram, ainda, da visita da delegação brasileira ao Papa Francisco, no início do mês, em 5 de maio. Foi a primeira vez que o Vaticano recebeu uma comitiva de advogados brasileiros para uma audiência com o Papa.“Há uma relação salutar entre as duas organizações que marca a história recente do Brasil, em torno de pautas comuns que interessam à CNBB  e também encontram ressonância no âmbito da OAB”, disse dom Jaime Spengler. O presidente da entidade reafirmou o objetivo de trabalhar para promover espaços de reconciliação na sociedade.De 19 a 28 de abril, em Aparecida (SP), a entidade da Igreja Católica promoveu a 60ª Assembleia Geral da CNBB. O encontro foi eletivo e a gestão anterior da Conferência dos Bispos concluiu o mandato no último dia 28.Um dos destaques da parceria entre as duas instituições é a participação das entidades no Pacto pela Vida e pelo Brasil. O acordo foi lançado em 7 de abril de 2020 face ao agravamento da pandemia da covid-19 e foi reforçado para lidar com as repercussões da crise sanitária.  

Sobre

Verifique Também

Indicados pela OAB para o CNJ são nomeados

Indicados pela OAB Nacional, os advogados Marcello Terto e Silva (recondução) e Ulisses Rabaneda dos …