Secretária-geral da OAB Nacional reforça defesa da democracia em evento no ES

A secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Sayury Otoni, participou do seminário A Importância do Estado Democrático de Direito, realizado em parceria entre a Assembleia do Estado do Espírito Santo (Ales) e a OAB-ES. O evento foi realizado no auditório da Ales, às 19h.

“É uma honra participar da mesa de abertura deste Seminário do Estado Democrático de Direito. Essa é uma pauta do espaço público de interesse coletivo. 2023 é um ano de reafirmação e celebração do Estado Democrático de Direito no Brasil, com a comemoração da Constituição Cidadã. A história presente nos convoca a pensar, nos convoca a saber quem somos, a entender o que queremos e apresentar o destino que, no futuro, queremos apresentar”, afirmou Sayury Otoni, no evento.

O diretor-tesoureiro da OANB-ES, Anderson Félis, também se disse honrado de estar no evento representando o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho. “Falar de OAB e de Estado Democrático de Direito é de tamanha importância e caminhamos juntos para o exercício da cidadania e dentro da sociedade. Há 35 anos não imaginamos como seria hoje, tempo de paz ou não. E, hoje, temos certeza de que o aperfeiçoamento das instituições, bem como com a participação popular temos uma sociedade mais ativa e observadora de forma atenta”, afirmou. 

A abertura oficial contou com as presenças do deputado estadual e advogado, Mazinho dos Anjos; o reitor da Faesa, Alexandre Nunes Theodoro; o presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB-ES, João Dal`Col; da secretária-geral da Comissão, Livia Dalla Bernardina; e do diretor de relações institucionais da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Giuliano Nader. 

O evento foi idealizado pela Comissão de Estudos Constitucionais da seccional capixaba. O objetivo, de acordo com o presidente do colegiado, João Roberto de Sá Dal`Col, foi, no ano do 35º aniversário da Constituição, “poder ajudar a promover debates sobre democracia, Estado Democrático de Direito e as pedras no meio do caminho”. 

O evento contou com palestras dos advogados Thiago Aguiar de Pádua, João Gabriel Madeira Pontes, Daury Cesar Fabriz e Dalton Santos Morais, além de duas mesas de debate abordando temas como Crises sistêmicas e ameaças contemporâneas à democracia e A separação de poderes na democracia contemporânea.

 

A secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Sayury Otoni, participou do seminário A Importância do Estado Democrático de Direito, realizado em parceria entre a Assembleia do Estado do Espírito Santo (Ales) e a OAB-ES. O evento foi realizado no auditório da Ales, às 19h.“É uma honra participar da mesa de abertura deste Seminário do Estado Democrático de Direito. Essa é uma pauta do espaço público de interesse coletivo. 2023 é um ano de reafirmação e celebração do Estado Democrático de Direito no Brasil, com a comemoração da Constituição Cidadã. A história presente nos convoca a pensar, nos convoca a saber quem somos, a entender o que queremos e apresentar o destino que, no futuro, queremos apresentar”, afirmou Sayury Otoni, no evento.O diretor-tesoureiro da OANB-ES, Anderson Félis, também se disse honrado de estar no evento representando o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho. “Falar de OAB e de Estado Democrático de Direito é de tamanha importância e caminhamos juntos para o exercício da cidadania e dentro da sociedade. Há 35 anos não imaginamos como seria hoje, tempo de paz ou não. E, hoje, temos certeza de que o aperfeiçoamento das instituições, bem como com a participação popular temos uma sociedade mais ativa e observadora de forma atenta”, afirmou. A abertura oficial contou com as presenças do deputado estadual e advogado, Mazinho dos Anjos; o reitor da Faesa, Alexandre Nunes Theodoro; o presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB-ES, João Dal`Col; da secretária-geral da Comissão, Livia Dalla Bernardina; e do diretor de relações institucionais da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Giuliano Nader. O evento foi idealizado pela Comissão de Estudos Constitucionais da seccional capixaba. O objetivo, de acordo com o presidente do colegiado, João Roberto de Sá Dal`Col, foi, no ano do 35º aniversário da Constituição, “poder ajudar a promover debates sobre democracia, Estado Democrático de Direito e as pedras no meio do caminho”. O evento contou com palestras dos advogados Thiago Aguiar de Pádua, João Gabriel Madeira Pontes, Daury Cesar Fabriz e Dalton Santos Morais, além de duas mesas de debate abordando temas como Crises sistêmicas e ameaças contemporâneas à democracia e A separação de poderes na democracia contemporânea. 

Sobre

Verifique Também

Órgão Especial do Conselho Federal da OAB delibera sobre 15 processos

Em sessão virtual extraordinária do Órgão Especial do CFOAB dessa quarta-feira (18/9), foram julgados 15 …