CNMP aprova alteração de contagem de prazos para dias úteis, conforme o CPC

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aprovou, por unanimidade, a alteração da forma de contagem de determinados prazos processuais para dias úteis, conforme o Código de Processo Civil (CPC). A atualização, proposta pelo conselheiro Rodrigo Badaró, foi acatada durante Sessão Ordinária do Plenário do CNMP, na última terça-feira (14/11).

As mudanças visam harmonizar a forma de contagem entre o Regimento Interno no CNMP e o CPC. Desse modo, fica aprovada a alteração do artigo 42, § 2º, do RICNMP, para que passe a vigorar com a seguinte redação: “Salvo previsão expressa em dias úteis, na contagem de prazo em dias, computar-se-ão dias corridos”.

A proposta contou com a relatoria do conselheiro Rinaldo Reis Lima. Os prazos destinados à manifestação das partes, dos interessados e dos advogados, também serão modificados e passarão a ser, expressamente, contabilizados em dias úteis.

Na decisão, ainda foram alterados os incisos V e VII do referido artigo do RICNMP. O prazo para consulta ao teor de comunicação enviada por meio eletrônico deverá ser realizado no período de até três dias úteis, sob pena de considerar-se efetivamente realizada a consulta ao término desse tempo.

Os artigos 148, § 2º, e 149, também sofreram alterações. O período para apresentação de emendas às proposições foi modificado de trinta dias corridos para vinte dias úteis, o que garante duração aproximada do prazo atual e assegura o paralelismo em relação aos demais.

No mesmo sentido, os §§ 2º e 3º do art. 36 do RICNMP, também sofreram alteração e passaram a vigorar de modo que os prazos concedidos para emenda à inicial ou para apresentação de procuração passe de quinze dias corridos para dez dias úteis.

Poder geral de cautela do Relator

Acréscimo do § 9 no art. 42 do RICNMP, com a seguinte redação: “Em caso de urgência devidamente fundamentada, o Relator poderá determinar que a data do envio da comunicação eletrônica seja considerada como o dia de início do prazo, assim como fixar prazos em dias úteis, em dias corridos ou em horas”.

 

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aprovou, por unanimidade, a alteração da forma de contagem de determinados prazos processuais para dias úteis, conforme o Código de Processo Civil (CPC). A atualização, proposta pelo conselheiro Rodrigo Badaró, foi acatada durante Sessão Ordinária do Plenário do CNMP, na última terça-feira (14/11).As mudanças visam harmonizar a forma de contagem entre o Regimento Interno no CNMP e o CPC. Desse modo, fica aprovada a alteração do artigo 42, § 2º, do RICNMP, para que passe a vigorar com a seguinte redação: “Salvo previsão expressa em dias úteis, na contagem de prazo em dias, computar-se-ão dias corridos”.A proposta contou com a relatoria do conselheiro Rinaldo Reis Lima. Os prazos destinados à manifestação das partes, dos interessados e dos advogados, também serão modificados e passarão a ser, expressamente, contabilizados em dias úteis.Na decisão, ainda foram alterados os incisos V e VII do referido artigo do RICNMP. O prazo para consulta ao teor de comunicação enviada por meio eletrônico deverá ser realizado no período de até três dias úteis, sob pena de considerar-se efetivamente realizada a consulta ao término desse tempo.Os artigos 148, § 2º, e 149, também sofreram alterações. O período para apresentação de emendas às proposições foi modificado de trinta dias corridos para vinte dias úteis, o que garante duração aproximada do prazo atual e assegura o paralelismo em relação aos demais.No mesmo sentido, os §§ 2º e 3º do art. 36 do RICNMP, também sofreram alteração e passaram a vigorar de modo que os prazos concedidos para emenda à inicial ou para apresentação de procuração passe de quinze dias corridos para dez dias úteis.Poder geral de cautela do Relator Acréscimo do § 9 no art. 42 do RICNMP, com a seguinte redação: “Em caso de urgência devidamente fundamentada, o Relator poderá determinar que a data do envio da comunicação eletrônica seja considerada como o dia de início do prazo, assim como fixar prazos em dias úteis, em dias corridos ou em horas”. 

Sobre

Verifique Também

Órgão Especial do Conselho Federal da OAB delibera sobre 15 processos

Em sessão virtual extraordinária do Órgão Especial do CFOAB dessa quarta-feira (18/9), foram julgados 15 …