O Conselho Federal da OAB promoveu, nos dias 17 e 18 de abril, duas etapas de correição na seccional do Rio de Janeiro. A inspeção tem como objetivo a obtenção de informações relativas aos processos ético-disciplinares, a fim de assegurar que as normas sejam respeitadas e que eventuais desvios sejam corrigidos de forma adequada.
A equipe da Corregedoria da OAB Nacional, liderada pelas corregedoras-adjuntas Claudia Medeiros e Wadna Ana Mariz Saldanha, foi recebida pela corregedoria local, pelo presidente do Tribunal Ético Disciplinar (TED) e outros membros desses setores. O encontro teve como meta informar os envolvidos sobre os planos e métodos da correição, além de recolher impressões sobre as dificuldades enfrentadas pelo TED e pela corregedoria local na condução dos processos.
No primeiro dia de atividades, as corregedoras deram início à checagem do cumprimento das orientações estabelecidas durante a visita de inspeção anterior, realizada em 2017. Além disso, foi iniciada a inspeção in loco dos processos disciplinares em curso na OAB-RJ.
Já no segundo dia, as inspeções em andamento foram retomadas pela equipe do CFOAB, seguidas por uma reunião entre os representantes da Corregedoria Nacional, da Diretoria do TED e a corregedoria local. Durante esse encontro, foram apresentados os resultados preliminares da inspeção, com o objetivo de aprimorar os processos internos da OAB-RJ.
O Conselho Federal da OAB promoveu, nos dias 17 e 18 de abril, duas etapas de correição na seccional do Rio de Janeiro. A inspeção tem como objetivo a obtenção de informações relativas aos processos ético-disciplinares, a fim de assegurar que as normas sejam respeitadas e que eventuais desvios sejam corrigidos de forma adequada.A equipe da Corregedoria da OAB Nacional, liderada pelas corregedoras-adjuntas Claudia Medeiros e Wadna Ana Mariz Saldanha, foi recebida pela corregedoria local, pelo presidente do Tribunal Ético Disciplinar (TED) e outros membros desses setores. O encontro teve como meta informar os envolvidos sobre os planos e métodos da correição, além de recolher impressões sobre as dificuldades enfrentadas pelo TED e pela corregedoria local na condução dos processos. No primeiro dia de atividades, as corregedoras deram início à checagem do cumprimento das orientações estabelecidas durante a visita de inspeção anterior, realizada em 2017. Além disso, foi iniciada a inspeção in loco dos processos disciplinares em curso na OAB-RJ. Já no segundo dia, as inspeções em andamento foram retomadas pela equipe do CFOAB, seguidas por uma reunião entre os representantes da Corregedoria Nacional, da Diretoria do TED e a corregedoria local. Durante esse encontro, foram apresentados os resultados preliminares da inspeção, com o objetivo de aprimorar os processos internos da OAB-RJ.