OAB e Barra Mexicana selam acordo para impulsionar a cooperação jurídica internacional

O Conselho Federal da OAB e a Barra Mexicana, Colégio de Advogados, assinaram um convênio de cooperação que visa fortalecer a atuação da advocacia nos dois países. A iniciativa, firmada por meio da Comissão Nacional de Relações Internacionais, reforça o compromisso das duas entidades em intensificar a troca de experiências no campo jurídico, e representa um passo significativo no estreitamento dos laços jurídicos entre o Brasil e o México.

“A parceria com a Barra Mexicana representa um marco para a advocacia brasileira, pois fortalece nossa cooperação internacional em prol do Estado Democrático de Direito e dos direitos humanos. A troca de experiências jurídicas e a defesa conjunta dos direitos da advocacia são pilares fundamentais para o avanço da nossa profissão e para a promoção da Justiça em nível global”, afirmou o presidente do CFOAB, Beto Simonetti.

A Barra Mexicana é uma das principais associações de advogados do México. Diferentemente do Brasil, lá a inscrição na entidade de classe não é obrigatória para o exercício da advocacia, mas a associação atua de maneira ativa na defesa dos interesses e das prerrogativas dos profissionais da área.

Objetivo

No convênio, estão previstas atividades para o aperfeiçoamento dos serviços prestados aos jurisdicionados, a defesa da independência das ordens de advogados e o incentivo à educação jurídica continuada. O acordo também prevê a realização de programas bilaterais de intercâmbio acadêmico-profissional, com especial enfoque no intercâmbio de jovens advogados entre os dois países. Além disso, o documento evidencia a intenção dos países em continuarem atuando em conjunto diante de temas cruciais como a luta contra a corrupção, a defesa dos princípios reguladores da profissão e o combate ao tráfico de pessoas.

A parceria entre a OAB Nacional e a Barra Mexicana tem vigência de dois anos, com possibilidade de renovação automática. 

 

O Conselho Federal da OAB e a Barra Mexicana, Colégio de Advogados, assinaram um convênio de cooperação que visa fortalecer a atuação da advocacia nos dois países. A iniciativa, firmada por meio da Comissão Nacional de Relações Internacionais, reforça o compromisso das duas entidades em intensificar a troca de experiências no campo jurídico, e representa um passo significativo no estreitamento dos laços jurídicos entre o Brasil e o México.”A parceria com a Barra Mexicana representa um marco para a advocacia brasileira, pois fortalece nossa cooperação internacional em prol do Estado Democrático de Direito e dos direitos humanos. A troca de experiências jurídicas e a defesa conjunta dos direitos da advocacia são pilares fundamentais para o avanço da nossa profissão e para a promoção da Justiça em nível global”, afirmou o presidente do CFOAB, Beto Simonetti.A Barra Mexicana é uma das principais associações de advogados do México. Diferentemente do Brasil, lá a inscrição na entidade de classe não é obrigatória para o exercício da advocacia, mas a associação atua de maneira ativa na defesa dos interesses e das prerrogativas dos profissionais da área.ObjetivoNo convênio, estão previstas atividades para o aperfeiçoamento dos serviços prestados aos jurisdicionados, a defesa da independência das ordens de advogados e o incentivo à educação jurídica continuada. O acordo também prevê a realização de programas bilaterais de intercâmbio acadêmico-profissional, com especial enfoque no intercâmbio de jovens advogados entre os dois países. Além disso, o documento evidencia a intenção dos países em continuarem atuando em conjunto diante de temas cruciais como a luta contra a corrupção, a defesa dos princípios reguladores da profissão e o combate ao tráfico de pessoas.A parceria entre a OAB Nacional e a Barra Mexicana tem vigência de dois anos, com possibilidade de renovação automática.  

Sobre

Verifique Também

Órgão Especial do Conselho Federal da OAB delibera sobre 15 processos

Em sessão virtual extraordinária do Órgão Especial do CFOAB dessa quarta-feira (18/9), foram julgados 15 …