Palestra sobre Direito e Saúde da OAB aborda as contribuições do Hospital Albert Einstein ao SUS

Mais uma edição do Ciclo de Palestras de Direito da Saúde foi realizada nesta quinta-feira (31/10), pela Comissão Especial de Direito da Saúde da OAB. Desta vez, a aula foi ministrada pela diretora-jurídica do Hospital Israelita Albert Einstein, Rogéria Leoni Cruz, junto aos médicos Guilherme Schettino e Poliana Blasi. Com o tema Parcerias na Área da Saúde para o Aprimoramento do SUS, os especialistas destacaram o papel das parcerias público-privadas no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com base nas experiências e contribuições do hospital.

Durante o encontro virtual, os palestrantes apresentaram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde para garantir o direito constitucional de acesso à saúde a todos os cidadãos. “O Proadi-SUS contribui para o fortalecimento da estrutura de conhecimento, gestão e assistência da saúde no Brasil. Para um futuro com acesso justo e saudável para todos”, afirmou Schettino.

Coube à médica Poliana Blasi apresentar o projeto de apoio técnico do Albert Einstein ao Poder Judiciário, nas demandas de judicialização desfavoráveis ao SUS, em que são pleiteados medicamentos e procedimentos médicos, entre outras solicitações. “Nós nos orgulhamos muito de fazer parte desse projeto, que presta um apoio técnico e preciso aos magistrados, para que a tomada de decisão deles seja bem fundamentada. Levando em conta o mais importante, que é o bem-estar do paciente”, ressaltou a especialista.

“É muito rica essa troca de experiências e muito valiosa. Recentemente nós assinamos um acordo com o ministro do STF Luís Roberto Barroso e o tribunal da Bahia, para o desenvolvimento de uma inteligência artificial, buscando unificar todas as notas técnicas já emitidas e muito mais”, adiantou a diretora-jurídica do Einstein,  Rogéria Leoni Cruz.

Mediaram o ciclo de palestras a presidente da Comissão Especial de Direito da Saúde, Ana Cláudia Pirajá Bandeira, e o secretário do colegiado, Felipe Neme de Souza. “Em nome do CFOAB, agradeço a vocês por terem trazido e aberto esse mundo que o Einstein tem levado para a melhoria na eficiência do SUS, e como esse projeto é importante para auxiliar cidades e municípios que não têm acesso a essa tecnologia”, pontuou Ana Cláudia Pirajá Bandeira. 

Série de palestras

A OAB Nacional promove palestras virtuais sobre o Direito da Saúde com o objetivo de proporcionar um espaço para o debate e a reflexão sobre as transformações que a inteligência virtual traz ao campo da saúde, bem como suas repercussões para profissionais da área, pacientes e para a sociedade.

Os eventos serão transmitidos pelo canal do CFOAB no YouTube em datas a serem divulgadas no site do Conselho Federal.

Clique aqui para assistir

 

Mais uma edição do Ciclo de Palestras de Direito da Saúde foi realizada nesta quinta-feira (31/10), pela Comissão Especial de Direito da Saúde da OAB. Desta vez, a aula foi ministrada pela diretora-jurídica do Hospital Israelita Albert Einstein, Rogéria Leoni Cruz, junto aos médicos Guilherme Schettino e Poliana Blasi. Com o tema Parcerias na Área da Saúde para o Aprimoramento do SUS, os especialistas destacaram o papel das parcerias público-privadas no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com base nas experiências e contribuições do hospital.Durante o encontro virtual, os palestrantes apresentaram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde para garantir o direito constitucional de acesso à saúde a todos os cidadãos. “O Proadi-SUS contribui para o fortalecimento da estrutura de conhecimento, gestão e assistência da saúde no Brasil. Para um futuro com acesso justo e saudável para todos”, afirmou Schettino.Coube à médica Poliana Blasi apresentar o projeto de apoio técnico do Albert Einstein ao Poder Judiciário, nas demandas de judicialização desfavoráveis ao SUS, em que são pleiteados medicamentos e procedimentos médicos, entre outras solicitações. “Nós nos orgulhamos muito de fazer parte desse projeto, que presta um apoio técnico e preciso aos magistrados, para que a tomada de decisão deles seja bem fundamentada. Levando em conta o mais importante, que é o bem-estar do paciente”, ressaltou a especialista.”É muito rica essa troca de experiências e muito valiosa. Recentemente nós assinamos um acordo com o ministro do STF Luís Roberto Barroso e o tribunal da Bahia, para o desenvolvimento de uma inteligência artificial, buscando unificar todas as notas técnicas já emitidas e muito mais”, adiantou a diretora-jurídica do Einstein,  Rogéria Leoni Cruz.Mediaram o ciclo de palestras a presidente da Comissão Especial de Direito da Saúde, Ana Cláudia Pirajá Bandeira, e o secretário do colegiado, Felipe Neme de Souza. “Em nome do CFOAB, agradeço a vocês por terem trazido e aberto esse mundo que o Einstein tem levado para a melhoria na eficiência do SUS, e como esse projeto é importante para auxiliar cidades e municípios que não têm acesso a essa tecnologia”, pontuou Ana Cláudia Pirajá Bandeira. Série de palestrasA OAB Nacional promove palestras virtuais sobre o Direito da Saúde com o objetivo de proporcionar um espaço para o debate e a reflexão sobre as transformações que a inteligência virtual traz ao campo da saúde, bem como suas repercussões para profissionais da área, pacientes e para a sociedade.Os eventos serão transmitidos pelo canal do CFOAB no YouTube em datas a serem divulgadas no site do Conselho Federal.Clique aqui para assistir 

Sobre

Verifique Também

Confira o edital complementar de reaproveitamento da 1ª fase do 41º EOU

A Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado e a Fundação Getulio Vargas (FGV) publicaram, …