BBC destaca preocupação da OAB com qualidade do ensino jurídico no país

O site de notícias BBC Brasil publicou reportagem, nesta terça-feira (30/5), ressaltando o número alto de advogados no Brasil. Hoje, há na população brasileira, aproximadamente, um profissional para cada 164 habitantes, proporção que nos coloca à frente de países como Estados Unidos, Índia, Portugal e Reino Unido. 

“Em números absolutos de advogados, só a Índia fica à frente do Brasil, com pouco mais de 2 milhões de advogados”, diz o texto da BBC. “Entretanto, como a população do país asiático é muito maior do que a brasileira (1,4 bilhão de indianos frente a 212,7 milhões de brasileiros), a Índia tem uma proporção menor de advogados em relação ao número de habitantes: um advogado para cada 700 habitantes.”

A reportagem lembra que esse número alto é explicado pelo aumento exponencial de cursos jurídicos em funcionamento no país, principalmente a partir dos anos 2000, e que a preocupação da Ordem é com a qualidade dessas iniciativas.

Para tanto, a entidade realiza o levantamento Selo OAB Recomenda, o qual faz a aferição da qualidade dos cursos de direito. Na última edição, em 2022, dos 1.896 cursos aptos a funcionar no país, apenas 11% foram considerados de boa qualidade. 

“Infelizmente, é um número preocupante. Não tenho dúvida que, se outros ramos do conhecimento fizessem o mesmo levantamento sobre os cursos do Brasil, teríamos um diagnóstico parecido”, afirmou à BBC Marco Aurélio de Lima Choy, presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cl52ql8y1jgo

 

O site de notícias BBC Brasil publicou reportagem, nesta terça-feira (30/5), ressaltando o número alto de advogados no Brasil. Hoje, há na população brasileira, aproximadamente, um profissional para cada 164 habitantes, proporção que nos coloca à frente de países como Estados Unidos, Índia, Portugal e Reino Unido. “Em números absolutos de advogados, só a Índia fica à frente do Brasil, com pouco mais de 2 milhões de advogados”, diz o texto da BBC. “Entretanto, como a população do país asiático é muito maior do que a brasileira (1,4 bilhão de indianos frente a 212,7 milhões de brasileiros), a Índia tem uma proporção menor de advogados em relação ao número de habitantes: um advogado para cada 700 habitantes.”A reportagem lembra que esse número alto é explicado pelo aumento exponencial de cursos jurídicos em funcionamento no país, principalmente a partir dos anos 2000, e que a preocupação da Ordem é com a qualidade dessas iniciativas.Para tanto, a entidade realiza o levantamento Selo OAB Recomenda, o qual faz a aferição da qualidade dos cursos de direito. Na última edição, em 2022, dos 1.896 cursos aptos a funcionar no país, apenas 11% foram considerados de boa qualidade. “Infelizmente, é um número preocupante. Não tenho dúvida que, se outros ramos do conhecimento fizessem o mesmo levantamento sobre os cursos do Brasil, teríamos um diagnóstico parecido”, afirmou à BBC Marco Aurélio de Lima Choy, presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem.https://www.bbc.com/portuguese/articles/cl52ql8y1jgo 

Sobre

Verifique Também

Indicados pela OAB para o CNJ são nomeados

Indicados pela OAB Nacional, os advogados Marcello Terto e Silva (recondução) e Ulisses Rabaneda dos …