O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Melo elogiou em uma carta o livro “Ruy Barbosa, o advogado da Federação e da República”, de autoria do presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e que será lançado nesta quarta-feira (1º/3), em Brasília.
“Estou certo de que a memória do grande Ruy, construtor da República, defensor intimorato da Federação, guardião da Constituição e das liberdades fundamentais e Patrono dos Advogados Brasileiros e, também, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União, será honrada e eternizada em seu livro, tudo em virtude da respeitabilidade que emana de sua pessoa”, afirmou Celso de Melo a Coêlho, que também foi presidente nacional da OAB de 2013 a 2016.
A morte de Ruy Barbosa completa 100 anos nesta quarta-feira, quando o Senado Federal realizou uma sessão solene para lembrar a data. O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, participou da sessão. “O Senado Federal representa a Casa de um dos maiores cidadãos brasileiros – o homenageado do dia, Ruy Barbosa, cujas carreiras jurídicas e política partilhavam um mesmo propósito: a defesa intransigente dos ideais democráticos e humanitários”, disse Simonetti. A homenagem foi uma iniciativa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que é advogado e já foi conselheiro federal pela OAB-MG.
Leia abaixo a íntegra da carta enviada pelo ex-ministro do STF Celso de Melo para o presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho:
“Eminente Dr. Marcus Vinicius,
Quero cumprimentá-lo pelo precioso artigo sobre Ruy, hoje publicado na Folha de S. Paulo!
Não fossem minhas presentes condições físicas, teria ido a Brasília para ter a honra de saudá-lo pessoalmente no evento de lançamento, hoje, dia 1/3, de sua obra sobre “Ruy Barbosa – O Advogado da Federação e da República”.
Estou certo de que a memória do grande Ruy, construtor da República , defensor intimorato da Federação , guardião da Constituição e das liberdades fundamentais e Patrono dos Advogados Brasileiros e, também, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União, será honrada e eternizada em seu livro , tudo em virtude da respeitabilidade que emana de sua pessoa, Dr. Marcus Vinicius, como notável Advogado que é e memorável Presidente do E. Conselho Federal da OAB que foi , pelo poder de suas palavras e pelo brilho de seu pensamento sempre lúcido!!!
Receba, por gentileza, os meus cumprimentos e a minha sempre cordial saudação! Celso de Mello.”
O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Melo elogiou em uma carta o livro “Ruy Barbosa, o advogado da Federação e da República”, de autoria do presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e que será lançado nesta quarta-feira (1º/3), em Brasília.“Estou certo de que a memória do grande Ruy, construtor da República, defensor intimorato da Federação, guardião da Constituição e das liberdades fundamentais e Patrono dos Advogados Brasileiros e, também, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União, será honrada e eternizada em seu livro, tudo em virtude da respeitabilidade que emana de sua pessoa”, afirmou Celso de Melo a Coêlho, que também foi presidente nacional da OAB de 2013 a 2016.A morte de Ruy Barbosa completa 100 anos nesta quarta-feira, quando o Senado Federal realizou uma sessão solene para lembrar a data. O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, participou da sessão. “O Senado Federal representa a Casa de um dos maiores cidadãos brasileiros – o homenageado do dia, Ruy Barbosa, cujas carreiras jurídicas e política partilhavam um mesmo propósito: a defesa intransigente dos ideais democráticos e humanitários”, disse Simonetti. A homenagem foi uma iniciativa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que é advogado e já foi conselheiro federal pela OAB-MG.Leia abaixo a íntegra da carta enviada pelo ex-ministro do STF Celso de Melo para o presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho:“Eminente Dr. Marcus Vinicius, Quero cumprimentá-lo pelo precioso artigo sobre Ruy, hoje publicado na Folha de S. Paulo!Não fossem minhas presentes condições físicas, teria ido a Brasília para ter a honra de saudá-lo pessoalmente no evento de lançamento, hoje, dia 1/3, de sua obra sobre “Ruy Barbosa – O Advogado da Federação e da República”. Estou certo de que a memória do grande Ruy, construtor da República , defensor intimorato da Federação , guardião da Constituição e das liberdades fundamentais e Patrono dos Advogados Brasileiros e, também, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União, será honrada e eternizada em seu livro , tudo em virtude da respeitabilidade que emana de sua pessoa, Dr. Marcus Vinicius, como notável Advogado que é e memorável Presidente do E. Conselho Federal da OAB que foi , pelo poder de suas palavras e pelo brilho de seu pensamento sempre lúcido!!!Receba, por gentileza, os meus cumprimentos e a minha sempre cordial saudação! Celso de Mello.”