CFOAB acompanha encontro de capacitação em processo ético-disciplinar em Santarém (PA)

O Conselho Federal da OAB participou, nesta quarta-feira (17/5), de agendas em Santarém, no Pará, representado pela secretária-geral adjunta da OAB Nacional e corregedora da entidade, Milena Gama. Ela fez a abertura de um encontro de capacitação em processo ético-disciplinar na subseção paraense. A presença se insere em uma série de ações de interiorização da entidade, uma das prioridades da gestão. 

Amanhã e depois, Santarém sediará o 1° Seminário de Interiorização Jurídica da Escola Superior de Advocacia Nacional. “É muito importante o trabalho de aprimoramento e de capacitação dos operadores do Processo Ético-Disciplinar nas bases de nossa instituição, para que o trâmite processual seja rigorosamente observado”, disse a corregedora. A capacitação é voltada aos integrantes do conselho da subseção de Santarém que é responsável por instruir os processos ético-disciplinares. 

Segundo ela, uma das preocupações da corregedoria é com a ocorrência de prescrições. “E ela, na maioria das vezes, ocorre em razão da má formação do processo, causando sentimento de impunidade nos representantes que denunciam na OAB e na frustração da ampla defesa de quem é representado”, explicou. 

“Então, quando ocorre o fenômeno da prescrição, todos perdem, e não estou dizendo que só são as partes que perdem, mas toda a nossa advocacia, porque isso afeta diretamente também na nossa valorização.”

O curso é ministrado por Bruno Castro, ex-presidente do Tribunal de Ética da OAB-PA e atual presidente de fiscalização da atividade profissional da seccional, e organizado pela corregedora da OAB-PA, Claudiovany Ramiro Gonçalves Teixeira, e pela corregedora da OAB de Santarém, Janecy Pereira Alves. 

 

O Conselho Federal da OAB participou, nesta quarta-feira (17/5), de agendas em Santarém, no Pará, representado pela secretária-geral adjunta da OAB Nacional e corregedora da entidade, Milena Gama. Ela fez a abertura de um encontro de capacitação em processo ético-disciplinar na subseção paraense. A presença se insere em uma série de ações de interiorização da entidade, uma das prioridades da gestão. Amanhã e depois, Santarém sediará o 1° Seminário de Interiorização Jurídica da Escola Superior de Advocacia Nacional. “É muito importante o trabalho de aprimoramento e de capacitação dos operadores do Processo Ético-Disciplinar nas bases de nossa instituição, para que o trâmite processual seja rigorosamente observado”, disse a corregedora. A capacitação é voltada aos integrantes do conselho da subseção de Santarém que é responsável por instruir os processos ético-disciplinares. Segundo ela, uma das preocupações da corregedoria é com a ocorrência de prescrições. “E ela, na maioria das vezes, ocorre em razão da má formação do processo, causando sentimento de impunidade nos representantes que denunciam na OAB e na frustração da ampla defesa de quem é representado”, explicou. “Então, quando ocorre o fenômeno da prescrição, todos perdem, e não estou dizendo que só são as partes que perdem, mas toda a nossa advocacia, porque isso afeta diretamente também na nossa valorização.”O curso é ministrado por Bruno Castro, ex-presidente do Tribunal de Ética da OAB-PA e atual presidente de fiscalização da atividade profissional da seccional, e organizado pela corregedora da OAB-PA, Claudiovany Ramiro Gonçalves Teixeira, e pela corregedora da OAB de Santarém, Janecy Pereira Alves.  

Sobre

Verifique Também

Órgão Especial do Conselho Federal da OAB delibera sobre 15 processos

Em sessão virtual extraordinária do Órgão Especial do CFOAB dessa quarta-feira (18/9), foram julgados 15 …