CFOAB celebra os 93 anos da OAB-PR

Criada em 1932 por João Pamphilo D’Assumpção, também fundador do Instituto dos Advogados do Paraná e da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, a seccional paranaense da OAB completa 93 anos neste sábado (15/2).

“A trajetória da OAB Paraná é marcada pela defesa intransigente da advocacia, da justiça e da democracia. Sua história é um exemplo de compromisso com a cidadania e os direitos fundamentais, fortalecendo tanto a classe quanto a sociedade”, afirmou o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.

Ao longo de sua história, a seccional teve papel decisivo na preservação e no resgate das conquistas da advocacia, especialmente em períodos de repressão. No fim dos anos 1940, atuou para restabelecer direitos suprimidos durante o Estado Novo. Nos anos 1960, enfrentou um cenário de resistência, que se intensificou na década seguinte, quando se engajou ativamente na defesa das liberdades e no combate à ditadura militar. Em 1978, ao sediar a 7ª Conferência Nacional dos Advogados, a OAB-PR destacou a necessidade do restabelecimento do habeas corpus e das garantias da magistratura, além de impulsionar o movimento pela anistia.

 

Criada em 1932 por João Pamphilo D’Assumpção, também fundador do Instituto dos Advogados do Paraná e da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, a seccional paranaense da OAB completa 93 anos neste sábado (15/2).“A trajetória da OAB Paraná é marcada pela defesa intransigente da advocacia, da justiça e da democracia. Sua história é um exemplo de compromisso com a cidadania e os direitos fundamentais, fortalecendo tanto a classe quanto a sociedade”, afirmou o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.Ao longo de sua história, a seccional teve papel decisivo na preservação e no resgate das conquistas da advocacia, especialmente em períodos de repressão. No fim dos anos 1940, atuou para restabelecer direitos suprimidos durante o Estado Novo. Nos anos 1960, enfrentou um cenário de resistência, que se intensificou na década seguinte, quando se engajou ativamente na defesa das liberdades e no combate à ditadura militar. Em 1978, ao sediar a 7ª Conferência Nacional dos Advogados, a OAB-PR destacou a necessidade do restabelecimento do habeas corpus e das garantias da magistratura, além de impulsionar o movimento pela anistia. 

Sobre

Verifique Também

CFOAB celebra os 93 anos da OAB-PR

Criada em 1932 por João Pamphilo D’Assumpção, também fundador do Instituto dos Advogados do Paraná …