Neste sábado (29/6) a OAB-MT completa 91 anos de existência. A institucionalidade da Ordem no estado é a garantia de que os mais de 35 mil advogados inscritos localmente possam ter suas prerrogativas e direitos garantidos e respeitados.
O diretor-tesoureiro do CFOAB, Leonardo Campos, que é matogrossense e presidiu a seccional por duas gestões – 2016-2018 e 2019-2021 –, parabenizou a OAB-MT pelas conquistas dessas nove décadas de existência. “Tive orgulho e honra de presidir a OAB-MT, sem dúvida foi a função mais importante que desempenhei na minha vida. É um patrimônio, pertence não apenas à advocacia, mas também à sociedade matogrossense, que escreve a cada dia a sua história nas páginas da história do estado, se confundindo uma com a outra”, refletiu.
Por sua vez, a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, afirmou que a OAB-MT chega aos 91 anos de fundação “sendo um farol para a advocacia e para a sociedade matogrossense”. A presidente destacou a modernização da seccional: “A OAB-MT dos 91 anos é digital, mostrando que toda sua trajetória serviu para tornar a instituição dinâmica, engajada na sociedade e pronta para responder a advocacia com uma prestação institucional proativa, célere e eficiente. É uma Ordem que se revigora e se fortalece com a inclusão digital, social e agregando a advocacia presente em todos os 142 municípios do estado, distribuída em 29 subseções”.
Histórico
A primeira movimentação para a criação da seccional matogrossense iniciou em 1932. No entanto, a ata da Assembleia Geral dos Advogados registra a eleição da primeira diretoria para constituir a OAB-MT em 1933. A sessão foi presidida pelo então desembargador José Barnabé de Mesquita, considerado à época autoridade máxima na instância do Judiciário. O primeiro presidente eleito foi Salvador Celso de Albuquerque.
Inicialmente, a estrutura da OAB-MT era formada pelos principais cargos de diretores e aos poucos cresceu com a criação das comissões. A Diretoria de 1941-1943 iniciou com as Comissões de Sindicância e de Disciplina. No decorrer dos anos foram criadas novas comissões abrangendo as mais diversas áreas do Direito, sendo que, atualmente, a OAB-MT possui 40 comissões temáticas.
Neste sábado (29/6) a OAB-MT completa 91 anos de existência. A institucionalidade da Ordem no estado é a garantia de que os mais de 35 mil advogados inscritos localmente possam ter suas prerrogativas e direitos garantidos e respeitados.O diretor-tesoureiro do CFOAB, Leonardo Campos, que é matogrossense e presidiu a seccional por duas gestões – 2016-2018 e 2019-2021 –, parabenizou a OAB-MT pelas conquistas dessas nove décadas de existência. “Tive orgulho e honra de presidir a OAB-MT, sem dúvida foi a função mais importante que desempenhei na minha vida. É um patrimônio, pertence não apenas à advocacia, mas também à sociedade matogrossense, que escreve a cada dia a sua história nas páginas da história do estado, se confundindo uma com a outra”, refletiu.Por sua vez, a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, afirmou que a OAB-MT chega aos 91 anos de fundação “sendo um farol para a advocacia e para a sociedade matogrossense”. A presidente destacou a modernização da seccional: “A OAB-MT dos 91 anos é digital, mostrando que toda sua trajetória serviu para tornar a instituição dinâmica, engajada na sociedade e pronta para responder a advocacia com uma prestação institucional proativa, célere e eficiente. É uma Ordem que se revigora e se fortalece com a inclusão digital, social e agregando a advocacia presente em todos os 142 municípios do estado, distribuída em 29 subseções”. HistóricoA primeira movimentação para a criação da seccional matogrossense iniciou em 1932. No entanto, a ata da Assembleia Geral dos Advogados registra a eleição da primeira diretoria para constituir a OAB-MT em 1933. A sessão foi presidida pelo então desembargador José Barnabé de Mesquita, considerado à época autoridade máxima na instância do Judiciário. O primeiro presidente eleito foi Salvador Celso de Albuquerque.Inicialmente, a estrutura da OAB-MT era formada pelos principais cargos de diretores e aos poucos cresceu com a criação das comissões. A Diretoria de 1941-1943 iniciou com as Comissões de Sindicância e de Disciplina. No decorrer dos anos foram criadas novas comissões abrangendo as mais diversas áreas do Direito, sendo que, atualmente, a OAB-MT possui 40 comissões temáticas.