A defesa das prerrogativas, a valorização da advocacia e o fortalecimento da representatividade feminina foram destacados pelo Conselho Federal da OAB, nesta terça-feira (18/2), na posse da presidente da seccional do Rio de Janeiro, Ana Tereza Basílio, e da nova diretoria.
Representando o CFOAB, o membro honorário vitalício e procurador constitucional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, falou da importância da atuação da Ordem na proteção da advocacia e da sociedade. Ele ressaltou que a valorização da profissão e o respeito às prerrogativas são essenciais para a Justiça e para a democracia.
“A OAB é dos advogados, mas também é do Brasil. Quando garantimos o exercício livre da profissão, fortalecemos o Estado de Direito, a segurança jurídica e, consequentemente, o desenvolvimento do país. Com Ana Basílio na presidência da seccional do Rio de Janeiro, temos a certeza de que esses pilares serão fortalecidos, garantindo a valorização da advocacia e a defesa da democracia”, afirmou.
Em seu discurso, Marcus Vinicius Furtado Coêlho também fez uma observação sobre as autoridades que desconsideram o direito do advogado de ser recebido em audiência. “Quando o advogado fala, ele expressa a voz do cidadão. Ele não pede favor, ele pede justiça. O direito de ser ouvido não é um privilégio, mas uma garantia fundamental”, enfatizou.
A presidente empossada, Ana Tereza Basílio – primeira mulher a comandar a advocacia fluminense na história da seccional -, comemorou a conquista. “Esperamos 94 anos, mas chegamos lá. Que assim seja em várias instituições, nos tribunais e, por que não, no Conselho Federal. Uma OAB verdadeiramente forte é uma OAB plural”, disse. “Seguiremos firmes na defesa das prerrogativas, na valorização da classe e na construção de uma instituição cada vez mais forte e representativa”, acrescentou.
Além do membro honorário vitalício, participaram da mesa de honra o procurador-geral da OAB Nacional, Sérgio Leonardo; o ex-presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira; os conselheiros federais Aldo Medeiros (RN) e Marilena Winter (PR); o coordenador nacional do Exame de Ordem, Anderson Prezia; e a presidente da OAB-ES, Erica Ferreira Neves.
A cerimônia contou, ainda, com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Guilherme Calmon; do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga; do ministro do TST Alexandre Belmonte; do desembargador André Emílio Ribeiro, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ); e do secretário da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Nicola Miccione, representando o governador Cláudio Castro.
Nova diretoria da OAB-RJ – triênio 2025-2027:
Presidente: Ana Tereza Basílio
Vice-presidente: Sylvia Drummond
Secretário-geral: Rafael Borges
Secretário-geral adjunto: Sérgio Antunes
Tesoureiro: Fábio Nogueira
A defesa das prerrogativas, a valorização da advocacia e o fortalecimento da representatividade feminina foram destacados pelo Conselho Federal da OAB, nesta terça-feira (18/2), na posse da presidente da seccional do Rio de Janeiro, Ana Tereza Basílio, e da nova diretoria. Representando o CFOAB, o membro honorário vitalício e procurador constitucional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, falou da importância da atuação da Ordem na proteção da advocacia e da sociedade. Ele ressaltou que a valorização da profissão e o respeito às prerrogativas são essenciais para a Justiça e para a democracia.“A OAB é dos advogados, mas também é do Brasil. Quando garantimos o exercício livre da profissão, fortalecemos o Estado de Direito, a segurança jurídica e, consequentemente, o desenvolvimento do país. Com Ana Basílio na presidência da seccional do Rio de Janeiro, temos a certeza de que esses pilares serão fortalecidos, garantindo a valorização da advocacia e a defesa da democracia”, afirmou.Em seu discurso, Marcus Vinicius Furtado Coêlho também fez uma observação sobre as autoridades que desconsideram o direito do advogado de ser recebido em audiência. “Quando o advogado fala, ele expressa a voz do cidadão. Ele não pede favor, ele pede justiça. O direito de ser ouvido não é um privilégio, mas uma garantia fundamental”, enfatizou.A presidente empossada, Ana Tereza Basílio – primeira mulher a comandar a advocacia fluminense na história da seccional -, comemorou a conquista. “Esperamos 94 anos, mas chegamos lá. Que assim seja em várias instituições, nos tribunais e, por que não, no Conselho Federal. Uma OAB verdadeiramente forte é uma OAB plural”, disse. “Seguiremos firmes na defesa das prerrogativas, na valorização da classe e na construção de uma instituição cada vez mais forte e representativa”, acrescentou.Além do membro honorário vitalício, participaram da mesa de honra o procurador-geral da OAB Nacional, Sérgio Leonardo; o ex-presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira; os conselheiros federais Aldo Medeiros (RN) e Marilena Winter (PR); o coordenador nacional do Exame de Ordem, Anderson Prezia; e a presidente da OAB-ES, Erica Ferreira Neves. A cerimônia contou, ainda, com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Guilherme Calmon; do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga; do ministro do TST Alexandre Belmonte; do desembargador André Emílio Ribeiro, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ); e do secretário da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Nicola Miccione, representando o governador Cláudio Castro. Nova diretoria da OAB-RJ – triênio 2025-2027:Presidente: Ana Tereza Basílio Vice-presidente: Sylvia Drummond Secretário-geral: Rafael Borges Secretário-geral adjunto: Sérgio Antunes Tesoureiro: Fábio Nogueira