Confira como foi a semana da OAB

Confira como foi o trabalho das comissões temáticas ao longo da semana abaixo.

COMISSÃO ESPECIAL DE ADVOCACIA MUNICIPALISTA

Na segunda-feira (30/10), foi realizada a reunião extraordinária da Comissão Especial de Advocacia Municipalista, sob a presidência do conselheiro federal Shaymmon Rodrigues. A pauta foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 28/2023, a qual tem como objetivo a alteração do artigo 132 da Constituição Federal.

Essa modificação visa incorporar procuradores dos municípios ao conjunto que constitui a advocacia pública. Este tema se reveste de importância para a advocacia municipalista, uma vez que a nova redação proposta busca consagrar e regularizar a possibilidade da contratação de advogados, ou sociedade de advogados, pelos municípios com menos de 60 mil habitantes. 

Na reunião, os membros sugeriram, também, emendas que aprimorem o projeto em discussão. As sugestões, mais tarde, serão encaminhadas ao presidente nacional, Beto Simonetti. Uma nova reunião foi agendada para 10 de novembro. Além disso, também foi comunicada a realização, no próximo ano, do primeiro Congresso Nacional da Advocacia Municipalista.

COMISSÃO ESPECIAL DE DIREITO INTERNACIONAL 

A Comissão Especial de Direito Internacional reuniu-se, na terça-feira (7/11),  para tratar a respeito do painel que terá como tema 20 anos de cooperação jurídica internacional, que acontecerá durante a Conferência Nacional, em 28 de novembro. Durante o encontro, os presentes decidiram sobre a organização do painel, temas que serão tratados, palestrantes e quem fará parte da mesa. Ficou decidido que Ana Beatriz Ferreira Rebello Presgrave, presidente da Comissão Especial de Direito Internacional, irá conduzir o painel. O vice-presidente da Comissão, Pedro Egídio Rabelo Suanno, assumirá a relatoria, enquanto o secretariado ficará com Silvia Nascimento Cardoso dos Santos Cerqueira, integrante do colegiado.

COMISSÃO ESPECIAL DE DIREITO DE FAMÍLIA

Foi realizada reunião conjunta entre a Comissão Especial de Direito de Família e a Comissão Especial de Direito das Sucessões, na quarta-feira (8/11). Esteve presente a advogada Isabella Paranaguá, presidente da Comissão Especial de Direito das Sucessões. O encontro teve como objetivo tratar sobre um projeto de um livro feito em parceria entre as duas comissões. A previsão de lançamento da publicação é a Conferência Nacional da Mulher Advogada, em março de 2024, em Curitiba.

 

Confira como foi o trabalho das comissões temáticas ao longo da semana abaixo.COMISSÃO ESPECIAL DE ADVOCACIA MUNICIPALISTANa segunda-feira (30/10), foi realizada a reunião extraordinária da Comissão Especial de Advocacia Municipalista, sob a presidência do conselheiro federal Shaymmon Rodrigues. A pauta foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 28/2023, a qual tem como objetivo a alteração do artigo 132 da Constituição Federal. Essa modificação visa incorporar procuradores dos municípios ao conjunto que constitui a advocacia pública. Este tema se reveste de importância para a advocacia municipalista, uma vez que a nova redação proposta busca consagrar e regularizar a possibilidade da contratação de advogados, ou sociedade de advogados, pelos municípios com menos de 60 mil habitantes. Na reunião, os membros sugeriram, também, emendas que aprimorem o projeto em discussão. As sugestões, mais tarde, serão encaminhadas ao presidente nacional, Beto Simonetti. Uma nova reunião foi agendada para 10 de novembro. Além disso, também foi comunicada a realização, no próximo ano, do primeiro Congresso Nacional da Advocacia Municipalista.COMISSÃO ESPECIAL DE DIREITO INTERNACIONAL A Comissão Especial de Direito Internacional reuniu-se, na terça-feira (7/11),  para tratar a respeito do painel que terá como tema 20 anos de cooperação jurídica internacional, que acontecerá durante a Conferência Nacional, em 28 de novembro. Durante o encontro, os presentes decidiram sobre a organização do painel, temas que serão tratados, palestrantes e quem fará parte da mesa. Ficou decidido que Ana Beatriz Ferreira Rebello Presgrave, presidente da Comissão Especial de Direito Internacional, irá conduzir o painel. O vice-presidente da Comissão, Pedro Egídio Rabelo Suanno, assumirá a relatoria, enquanto o secretariado ficará com Silvia Nascimento Cardoso dos Santos Cerqueira, integrante do colegiado.COMISSÃO ESPECIAL DE DIREITO DE FAMÍLIAFoi realizada reunião conjunta entre a Comissão Especial de Direito de Família e a Comissão Especial de Direito das Sucessões, na quarta-feira (8/11). Esteve presente a advogada Isabella Paranaguá, presidente da Comissão Especial de Direito das Sucessões. O encontro teve como objetivo tratar sobre um projeto de um livro feito em parceria entre as duas comissões. A previsão de lançamento da publicação é a Conferência Nacional da Mulher Advogada, em março de 2024, em Curitiba. 

Sobre

Verifique Também

Órgão Especial do Conselho Federal da OAB delibera sobre 15 processos

Em sessão virtual extraordinária do Órgão Especial do CFOAB dessa quarta-feira (18/9), foram julgados 15 …