Conselho Pleno aprova participação da Ordem em audiência pública do TST sobre contribuição sindical

O Conselho Federal da OAB aprovou, em sessão do Conselho Pleno realizada nesta segunda-feira (19/8), a participação da Ordem como instituição expositora na audiência pública do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que ocorrerá nestas quinta e sexta-feiras (22 e 23/8). 

O encontro abordará o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) 1000154-39.2024.5.00.0000 do TST, que trata do exercício, pelo empregado não sindicalizado, do direito de oposição ao pagamento da contribuição assistencial. O assunto já é discutido no Supremo Tribunal Federal (STF) sob o Tema 935.

A participação do CFOAB, além de contribuir para o debate jurídico, reforça o compromisso da Ordem em defender os direitos dos trabalhadores e a autonomia das entidades sindicais dentro dos limites legais e constitucionais.

O relator da proposta e conselheiro federal, Bruno Baptista (PE), explicou ao Pleno que a proposição discute o modo, o momento e o lugar apropriados para o empregado não sindicalizado exercer seu direito de oposição ao pagamento da contribuição assistencial. “É importante assegurar que um trabalhador tenha o direito de optar por não se filiar a um sindicato, sem que isso interfira nos direitos dos sindicatos de representar a categoria em questões profissionais e nas negociações coletivas. Ao mesmo tempo, devemos garantir que essa escolha individual não prejudique a independência e a autonomia dos sindicatos em suas atividades”, esclareceu.

Para o presidente da Comissão Especial de Direito Sindical do CFOAB, Jader Kahwage David, a participação da Ordem trará os esclarecimentos necessários para que o TST compreenda os argumentos das partes interessadas. “A aprovação por unanimidade no Pleno demonstra que as entidades sindicais e seu financiamento são essenciais para o Estado Democrático de Direito. Assim, a OAB participará da audiência pública no TST nessa condição”, afirmou o presidente.

Clique aqui para assistir

Confira todas as fotos da reunião no Flickr do CFOAB

 

O Conselho Federal da OAB aprovou, em sessão do Conselho Pleno realizada nesta segunda-feira (19/8), a participação da Ordem como instituição expositora na audiência pública do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que ocorrerá nestas quinta e sexta-feiras (22 e 23/8). O encontro abordará o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) 1000154-39.2024.5.00.0000 do TST, que trata do exercício, pelo empregado não sindicalizado, do direito de oposição ao pagamento da contribuição assistencial. O assunto já é discutido no Supremo Tribunal Federal (STF) sob o Tema 935.A participação do CFOAB, além de contribuir para o debate jurídico, reforça o compromisso da Ordem em defender os direitos dos trabalhadores e a autonomia das entidades sindicais dentro dos limites legais e constitucionais.O relator da proposta e conselheiro federal, Bruno Baptista (PE), explicou ao Pleno que a proposição discute o modo, o momento e o lugar apropriados para o empregado não sindicalizado exercer seu direito de oposição ao pagamento da contribuição assistencial. “É importante assegurar que um trabalhador tenha o direito de optar por não se filiar a um sindicato, sem que isso interfira nos direitos dos sindicatos de representar a categoria em questões profissionais e nas negociações coletivas. Ao mesmo tempo, devemos garantir que essa escolha individual não prejudique a independência e a autonomia dos sindicatos em suas atividades”, esclareceu.Para o presidente da Comissão Especial de Direito Sindical do CFOAB, Jader Kahwage David, a participação da Ordem trará os esclarecimentos necessários para que o TST compreenda os argumentos das partes interessadas. “A aprovação por unanimidade no Pleno demonstra que as entidades sindicais e seu financiamento são essenciais para o Estado Democrático de Direito. Assim, a OAB participará da audiência pública no TST nessa condição”, afirmou o presidente.Clique aqui para assistirConfira todas as fotos da reunião no Flickr do CFOAB 

Sobre

Verifique Também

Órgão Especial do Conselho Federal da OAB delibera sobre 15 processos

Em sessão virtual extraordinária do Órgão Especial do CFOAB dessa quarta-feira (18/9), foram julgados 15 …