Deputado apresenta PL para criar Dia da Advocacia Previdenciária

Em homenagem aos advogados e advogadas previdenciaristas, um projeto de lei recém apresentado na Câmara dos Deputados (PL 134/2024) quer instituir o Dia Nacional da Advocacia Previdenciária. A data, que já é celebrada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anualmente, seria oficialmente reconhecida em 10 de março.

“O advogado previdenciário desempenha um papel crucial na sociedade e no sistema jurídico, pois sua atuação está diretamente relacionada à proteção dos direitos previdenciários dos cidadãos. A previdência social é um componente fundamental do sistema de seguridade social, visando assegurar a proteção social e a garantia de benefícios aos trabalhadores, aposentados, pensionistas e pessoas em situações especiais”, diz o deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP), autor da proposta.

A data tem um significado especial para os profissionais da área, já que marca a fundação do Instituto dos Advogados Previdenciários (IAPE), responsável pela orientação ao aprimoramento intelectual no Direito Previdenciário. Em São Paulo e em Pernambuco, o dia já é comemorado em âmbito estadual.

Alex Manente apresentou, paralelamente, um requerimento para a realização de uma sessão solene em homenagem à advocacia previdenciarista. 

O deputado federal também é relator, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, do PL 5962/19, que suspende os prazos processuais em 15 dias quando o advogado constituído nos autos adoece. O projeto acrescenta essa previsão no Código de Processo Civil (CPC) e aguarda a votação de seu parecer favorável com substitutivo na comissão.

 

Em homenagem aos advogados e advogadas previdenciaristas, um projeto de lei recém apresentado na Câmara dos Deputados (PL 134/2024) quer instituir o Dia Nacional da Advocacia Previdenciária. A data, que já é celebrada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anualmente, seria oficialmente reconhecida em 10 de março.“O advogado previdenciário desempenha um papel crucial na sociedade e no sistema jurídico, pois sua atuação está diretamente relacionada à proteção dos direitos previdenciários dos cidadãos. A previdência social é um componente fundamental do sistema de seguridade social, visando assegurar a proteção social e a garantia de benefícios aos trabalhadores, aposentados, pensionistas e pessoas em situações especiais”, diz o deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP), autor da proposta.A data tem um significado especial para os profissionais da área, já que marca a fundação do Instituto dos Advogados Previdenciários (IAPE), responsável pela orientação ao aprimoramento intelectual no Direito Previdenciário. Em São Paulo e em Pernambuco, o dia já é comemorado em âmbito estadual.Alex Manente apresentou, paralelamente, um requerimento para a realização de uma sessão solene em homenagem à advocacia previdenciarista. O deputado federal também é relator, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, do PL 5962/19, que suspende os prazos processuais em 15 dias quando o advogado constituído nos autos adoece. O projeto acrescenta essa previsão no Código de Processo Civil (CPC) e aguarda a votação de seu parecer favorável com substitutivo na comissão. 

Sobre

Verifique Também

Órgão Especial do Conselho Federal da OAB delibera sobre 15 processos

Em sessão virtual extraordinária do Órgão Especial do CFOAB dessa quarta-feira (18/9), foram julgados 15 …