Em comemoração ao mês do advogado, OAB participa da Conferência Estadual do Rio de Janeiro

O Conselho Federal da OAB Nacional participou, nesta quarta-feira (23/8), da cerimônia de abertura da 12º Conferência Estadual da Advocacia do Rio de Janeiro. Com foco nos 35 anos da Constituição Federal, a Conferência reuniu profissionais e especialistas do mundo jurídico no Pavilhão da Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ).

Bernardo Cabral, advogado, membro honorário vitalício da OAB e ex-deputado constituinte, recebeu deferências e discursou. “Quebrando o protocolo”, Cabral acabou ministrando uma aula de história contemporânea. Contou da perseguição que sofreu do regime militar, que lhe tirou o título de professor universitário; da inclusão na Carta do artigo 133, que incrusta a essencialidade da profissão; e parafraseou Ulysses Guimarães, ao bradar: “Divergir, sim, descumprir, jamais, afrontá-la nunca. Traidor da Constituição é traidor da pátria…Esta Constituição terá cheiro de amanhã, e não cheiro de mofo”, ao que foi aplaudido de pé.  

O membro honorário vitalício Felipe Santa Cruz expressou emoção por ver a advocacia reunida no pós-pandemia e revelou ao público que Cabral receberá a Medalha Ruy Barbosa, outorgada pelos dirigentes nacionais da Ordem, na Conferência Nacional, marcada para novembro, em Belo Horizonte.

“Digo aos jovens que, em 35 anos, a Ordem ficou ao lado da democracia. Nossa capacidade de manter o Estado Democrático de Direito foi testada neste país. Nenhuma entidade tem um histórico de luta e coragem (como o da OAB). Estamos preparados para os próximos 35 anos”, afirmou.

O presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, se emocionou ao lembrar dos impactos que a pandemia teve sobre a classe e dos colegas mortos pela covid-19, como o professor Sílvio Capanema. Bandeira reiterou o compromisso da seccional carioca com os inscritos nos quadros da ordem. “É incomparável o que a OAB faz pelos inscritos. Não é apenas um conselho de classe. Tenho orgulho demais de ser advogado, de presidir a seção do estado do Rio da Janeiro”, afirmou.

Também estava presente no evento o presidente do conselho gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), Felipe Sarmento.

Programação

Com o objetivo de promover diálogo, debates e a atualização profissional, a conferência abordará oito painéis temáticos relevantes para a advocacia contemporânea: Direito do Consumidor, Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Desportivo, Direito de Família, Direito Previdenciário, Direito do Trabalho e Igualdade Racial.

O evento contará com a participação de profissionais de excelência em suas respectivas áreas, proporcionando um espaço para a troca de experiências e conhecimentos.

A palestra de abertura ficou a cargo de Gustavo Tepedino, renomado jurista e professor. O encerramento será marcado pela palestra do professor Nilo Batista, ícone do mundo jurídico.

A transmissão da conferência e programação completa está disponível na página do evento

 

O Conselho Federal da OAB Nacional participou, nesta quarta-feira (23/8), da cerimônia de abertura da 12º Conferência Estadual da Advocacia do Rio de Janeiro. Com foco nos 35 anos da Constituição Federal, a Conferência reuniu profissionais e especialistas do mundo jurídico no Pavilhão da Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ).Bernardo Cabral, advogado, membro honorário vitalício da OAB e ex-deputado constituinte, recebeu deferências e discursou. “Quebrando o protocolo”, Cabral acabou ministrando uma aula de história contemporânea. Contou da perseguição que sofreu do regime militar, que lhe tirou o título de professor universitário; da inclusão na Carta do artigo 133, que incrusta a essencialidade da profissão; e parafraseou Ulysses Guimarães, ao bradar: “Divergir, sim, descumprir, jamais, afrontá-la nunca. Traidor da Constituição é traidor da pátria…Esta Constituição terá cheiro de amanhã, e não cheiro de mofo”, ao que foi aplaudido de pé.  O membro honorário vitalício Felipe Santa Cruz expressou emoção por ver a advocacia reunida no pós-pandemia e revelou ao público que Cabral receberá a Medalha Ruy Barbosa, outorgada pelos dirigentes nacionais da Ordem, na Conferência Nacional, marcada para novembro, em Belo Horizonte.“Digo aos jovens que, em 35 anos, a Ordem ficou ao lado da democracia. Nossa capacidade de manter o Estado Democrático de Direito foi testada neste país. Nenhuma entidade tem um histórico de luta e coragem (como o da OAB). Estamos preparados para os próximos 35 anos”, afirmou.O presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, se emocionou ao lembrar dos impactos que a pandemia teve sobre a classe e dos colegas mortos pela covid-19, como o professor Sílvio Capanema. Bandeira reiterou o compromisso da seccional carioca com os inscritos nos quadros da ordem. “É incomparável o que a OAB faz pelos inscritos. Não é apenas um conselho de classe. Tenho orgulho demais de ser advogado, de presidir a seção do estado do Rio da Janeiro”, afirmou.Também estava presente no evento o presidente do conselho gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), Felipe Sarmento.ProgramaçãoCom o objetivo de promover diálogo, debates e a atualização profissional, a conferência abordará oito painéis temáticos relevantes para a advocacia contemporânea: Direito do Consumidor, Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Desportivo, Direito de Família, Direito Previdenciário, Direito do Trabalho e Igualdade Racial.O evento contará com a participação de profissionais de excelência em suas respectivas áreas, proporcionando um espaço para a troca de experiências e conhecimentos.A palestra de abertura ficou a cargo de Gustavo Tepedino, renomado jurista e professor. O encerramento será marcado pela palestra do professor Nilo Batista, ícone do mundo jurídico.A transmissão da conferência e programação completa está disponível na página do evento.  

Sobre

Verifique Também

Indicados pela OAB para o CNJ são nomeados

Indicados pela OAB Nacional, os advogados Marcello Terto e Silva (recondução) e Ulisses Rabaneda dos …