A criação de um espaço de diálogo em prol da busca de soluções jurídicas entre os países e a defesa do Estado Democrático de Direito foi o fio condutor do debate entre líderes globais, durante o evento de instauração do grupo Legal G20, na última sexta-feira (19/4), no Rio de Janeiro (RJ). Não apenas presencialmente, mas de forma virtual, as autoridades jurídicas trouxeram contribuições acerca de iniciativa liderada pela OAB Nacional.
O vice-presidente do Comitê Executor do Legal G20, Carlos Eduardo Caputo, conduziu a reunião. Ele também ressaltou a importância do encontro para as instituições de advocacia dos países integrantes do G20. “Uma iniciativa extremamente importante da nossa Ordem dos Advogados do Brasil e do Conselho Federal. A presença altamente significativa de tantos líderes internacionais revela a importância e a dimensão que este evento teve dentro do seio das instituições de advocacia que integram o G20”, ressaltou.
As rodadas de conversa ocorreram de forma alternada, entre as contribuições presenciais e virtuais. Na mesa, estiveram o presidente do Ilustre Colégio da Advocacia de Madri, Eugenio Ribón; o membro do conselho diretor e coordenador de Assuntos Internacionais da Barra Mexicana, Gustavo Adolfo Santillana Meneses; o vice-presidente e secretário-geral da Ordem dos Advogados da China, Zhang Mingqi, o presidente da Ordem dos Advogados da Índia, Prashant Kumar e o presidente do Ilustre e Nacional Colégio de Advogados do México, Arturo Pueblita também com um representante da Federação Argentina de Colégio de Advogados.
Estiveram presentes, por meio de videoconferência, as seguintes instituições:
• All China Lawyers Association
• Association of Lawyers of Russia
• Bar Council of England and Wales
• Frankfurt Bar Association
• General Council of the Bar of South Africa
• Law Council of Australia
• Legal Practice Council
• The Law Society of England and Wales
• The Law Society of Hong Kong
• Pan African Lawyers Union
• Conseil National des Barreaux
Logo após o encontro, foi realizada uma reunião interna, que contou também com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e de outros integrantes da OAB Nacional.
G20
O G20 é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.
Trata-se do principal fórum de cooperação econômica internacional. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais. O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024.
Veja todas as fotos do Legal G20
A criação de um espaço de diálogo em prol da busca de soluções jurídicas entre os países e a defesa do Estado Democrático de Direito foi o fio condutor do debate entre líderes globais, durante o evento de instauração do grupo Legal G20, na última sexta-feira (19/4), no Rio de Janeiro (RJ). Não apenas presencialmente, mas de forma virtual, as autoridades jurídicas trouxeram contribuições acerca de iniciativa liderada pela OAB Nacional.O vice-presidente do Comitê Executor do Legal G20, Carlos Eduardo Caputo, conduziu a reunião. Ele também ressaltou a importância do encontro para as instituições de advocacia dos países integrantes do G20. “Uma iniciativa extremamente importante da nossa Ordem dos Advogados do Brasil e do Conselho Federal. A presença altamente significativa de tantos líderes internacionais revela a importância e a dimensão que este evento teve dentro do seio das instituições de advocacia que integram o G20”, ressaltou.As rodadas de conversa ocorreram de forma alternada, entre as contribuições presenciais e virtuais. Na mesa, estiveram o presidente do Ilustre Colégio da Advocacia de Madri, Eugenio Ribón; o membro do conselho diretor e coordenador de Assuntos Internacionais da Barra Mexicana, Gustavo Adolfo Santillana Meneses; o vice-presidente e secretário-geral da Ordem dos Advogados da China, Zhang Mingqi, o presidente da Ordem dos Advogados da Índia, Prashant Kumar e o presidente do Ilustre e Nacional Colégio de Advogados do México, Arturo Pueblita também com um representante da Federação Argentina de Colégio de Advogados.Estiveram presentes, por meio de videoconferência, as seguintes instituições: • All China Lawyers Association• Association of Lawyers of Russia • Bar Council of England and Wales• Frankfurt Bar Association• General Council of the Bar of South Africa• Law Council of Australia• Legal Practice Council• The Law Society of England and Wales• The Law Society of Hong Kong• Pan African Lawyers Union • Conseil National des BarreauxLogo após o encontro, foi realizada uma reunião interna, que contou também com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e de outros integrantes da OAB Nacional.G20O G20 é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.Trata-se do principal fórum de cooperação econômica internacional. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais. O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024.Veja todas as fotos do Legal G20