OAB destaca importância da diversidade na 18ª edição do Prêmio Engenho de Comunicação

O Conselho Federal da OAB (CFOAB) participou, nesta terça-feira (12/12), da 18ª edição do Prêmio Engenho de Comunicação. A condecoração, dividida em dez categorias diferentes, contempla profissionais e veículos de comunicação que produzem notícias a partir de Brasília. A cerimônia ocorreu na Embaixada de Portugal, em Brasília (DF), e reuniu cerca de 400 convidados.

A homenageada neste ano é a jornalista Dad Squarisi, editora de opinião do Correio Braziliense, falecida em agosto deste ano.

Representando o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada e presidente do Júri 2023 do Prêmio Engenho de Comunicação, Cristiane Damasceno, destacou a importância da diversidade de gênero como critério de avaliação nesta edição. “Este ano, nós tivemos um júri completamente diferente porque nós somos mulheres, na maioria, e nós temos duas mulheres pretas, eu e a deputada distrital Jane (Klébia), e isso fez toda a diferença na escolha e no olhar dos finalistas”, afirmou.

A presidente do Prêmio Engenho, Kátia Cubel, explicou que, nesta edição, o prêmio ganhou duas novas categorias: análise de conjuntura e revista impressa. “Esses 18 anos têm sido um desafio enorme, mas sempre com a missão de homenagear e destacar a relevância da imprensa”, disse.

Os premiados foram escolhidos pelo júri composto por sete pessoas, sendo quatro mulheres e três homens. Além da representante da OAB, estão a deputada distrital e procuradora especial da Mulher na Câmara Legislativa do DF, Jane Klébia; a jurista e diretora jurídica do Senar Nacional, Eliziane Carvalho; a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka; o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro; o professor, jurista e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Bastide Horbach; e o professor Bruno Nalon, docente de comunicação no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa  (IDP), Uniceub e UniProjeção.

Veja lista dos premiados em cada categoria:

Veículo Impresso Diário

Correio Braziliense 

Veículo Impresso Revista

Revista GPS

Coluna

Eixo Capital – Ana Maria Campos (Correio Braziliense)

Programa de Rádio

CBN Brasília

Âncora de Rádio

Thalyta Almeida – Band Brasília 

Programa de TV

Bom Dia DF

Âncora de TV

Viviane Costa – SBT Brasília

Site

Metrópoles

Cobertura de BSB

Correio Braziliense

Análise de Conjuntura

Basília Rodrigues

 

O Conselho Federal da OAB (CFOAB) participou, nesta terça-feira (12/12), da 18ª edição do Prêmio Engenho de Comunicação. A condecoração, dividida em dez categorias diferentes, contempla profissionais e veículos de comunicação que produzem notícias a partir de Brasília. A cerimônia ocorreu na Embaixada de Portugal, em Brasília (DF), e reuniu cerca de 400 convidados.A homenageada neste ano é a jornalista Dad Squarisi, editora de opinião do Correio Braziliense, falecida em agosto deste ano.Representando o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada e presidente do Júri 2023 do Prêmio Engenho de Comunicação, Cristiane Damasceno, destacou a importância da diversidade de gênero como critério de avaliação nesta edição. “Este ano, nós tivemos um júri completamente diferente porque nós somos mulheres, na maioria, e nós temos duas mulheres pretas, eu e a deputada distrital Jane (Klébia), e isso fez toda a diferença na escolha e no olhar dos finalistas”, afirmou.A presidente do Prêmio Engenho, Kátia Cubel, explicou que, nesta edição, o prêmio ganhou duas novas categorias: análise de conjuntura e revista impressa. “Esses 18 anos têm sido um desafio enorme, mas sempre com a missão de homenagear e destacar a relevância da imprensa”, disse.Os premiados foram escolhidos pelo júri composto por sete pessoas, sendo quatro mulheres e três homens. Além da representante da OAB, estão a deputada distrital e procuradora especial da Mulher na Câmara Legislativa do DF, Jane Klébia; a jurista e diretora jurídica do Senar Nacional, Eliziane Carvalho; a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka; o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro; o professor, jurista e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Bastide Horbach; e o professor Bruno Nalon, docente de comunicação no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa  (IDP), Uniceub e UniProjeção.Veja lista dos premiados em cada categoria:Veículo Impresso DiárioCorreio Braziliense Veículo Impresso RevistaRevista GPSColunaEixo Capital – Ana Maria Campos (Correio Braziliense)Programa de RádioCBN BrasíliaÂncora de RádioThalyta Almeida – Band Brasília Programa de TVBom Dia DFÂncora de TVViviane Costa – SBT BrasíliaSiteMetrópolesCobertura de BSBCorreio BrazilienseAnálise de ConjunturaBasília Rodrigues 

Sobre

Verifique Também

Órgão Especial do Conselho Federal da OAB delibera sobre 15 processos

Em sessão virtual extraordinária do Órgão Especial do CFOAB dessa quarta-feira (18/9), foram julgados 15 …