OAB e TSE firmam parceria para fortalecer o combate à desinformação e defender a democracia

Em cerimônia realizada na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  nesta terça-feira (12/3), foi formalizada a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o TSE e OAB. O objetivo do acordo é operacionalizar o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE), uma iniciativa do TSE em conjunto com diversas instituições para o combate à disseminação de notícias falsas e fortalecimento dos valores democráticos no país.

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, ressaltou a relevância do Centro na defesa dos princípios democráticos e no papel da OAB como voz dos cidadãos. “Cumprimos o nosso dever de participar da vida político-institucional do país para garantir o exercício democrático com ética, transparência e efetiva participação popular. O papel fiscalizador da Ordem e o bom funcionamento do processo eleitoral dependem da autonomia e da independência da advocacia – elementos necessários para assegurar o devido processo legal e a ampla defesa aos jurisdicionados”, declarou. 

Em seu discurso, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, declarou que o tribunal tem a responsabilidade de assegurar a liberdade do eleitor e de garantir a implementação das decisões da Corte, que já estabeleceu as diretrizes que devem ser seguidas pelas campanhas. A ministra Cármen Lúcia, vice-presidente do TSE e relatora das normas para o pleito deste ano, também participou do evento.

“O Tribunal Superior Eleitoral tem a missão de garantir a liberdade na hora da escolha da eleitora e do eleitor. E essa liberdade vem sendo atacada de forma virtual por milícias digitais, que se aproveitando de notícias fraudulentas, de fake news, pretendem capturar a vontade do eleitor na hora do seu voto”, disse Moraes.  

Estavam presentes na solenidade o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Sidney Neves, representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais, e representantes das plataformas de redes sociais. 

 

Em cerimônia realizada na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  nesta terça-feira (12/3), foi formalizada a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o TSE e OAB. O objetivo do acordo é operacionalizar o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE), uma iniciativa do TSE em conjunto com diversas instituições para o combate à disseminação de notícias falsas e fortalecimento dos valores democráticos no país.O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, ressaltou a relevância do Centro na defesa dos princípios democráticos e no papel da OAB como voz dos cidadãos. “Cumprimos o nosso dever de participar da vida político-institucional do país para garantir o exercício democrático com ética, transparência e efetiva participação popular. O papel fiscalizador da Ordem e o bom funcionamento do processo eleitoral dependem da autonomia e da independência da advocacia – elementos necessários para assegurar o devido processo legal e a ampla defesa aos jurisdicionados”, declarou. Em seu discurso, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, declarou que o tribunal tem a responsabilidade de assegurar a liberdade do eleitor e de garantir a implementação das decisões da Corte, que já estabeleceu as diretrizes que devem ser seguidas pelas campanhas. A ministra Cármen Lúcia, vice-presidente do TSE e relatora das normas para o pleito deste ano, também participou do evento.“O Tribunal Superior Eleitoral tem a missão de garantir a liberdade na hora da escolha da eleitora e do eleitor. E essa liberdade vem sendo atacada de forma virtual por milícias digitais, que se aproveitando de notícias fraudulentas, de fake news, pretendem capturar a vontade do eleitor na hora do seu voto”, disse Moraes.  Estavam presentes na solenidade o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Sidney Neves, representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais, e representantes das plataformas de redes sociais.  

Sobre

Verifique Também

Órgão Especial do Conselho Federal da OAB delibera sobre 15 processos

Em sessão virtual extraordinária do Órgão Especial do CFOAB dessa quarta-feira (18/9), foram julgados 15 …