Quatro décadas após comandar a transição democrática do Brasil, José Sarney será homenageado pela OAB com a Medalha Raymundo Faoro. O convite foi entregue pessoalmente pelo presidente da Ordem, Beto Simonetti, nesta sexta-feira (28/3), e a condecoração acontecerá em sessão solene do Conselho Pleno, marcada para o dia 7 de abril, no Museu da OAB, em Brasília (DF).
Para o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, o gesto reafirma o vínculo entre a advocacia e a construção da democracia brasileira. “A advocacia brasileira concede-lhe esta láurea em reconhecimento a uma trajetória que honra profundamente esta Instituição. Como escreveu Machado de Assis em Iaiá Garcia: ‘Os presentes mais queridos guardam-se.’ Sua obra e pensamento permanecem. Cabe-nos, com ética e gratidão, reservá-lo entre os imprescindíveis da Justiça em nosso país”, disse.
Durante o período em que esteve à frente da Presidência da República (1985–1990), Sarney liderou o processo de transição democrática e convocou a Assembleia Nacional Constituinte responsável pela promulgação da Constituição Federal de 1988.
O convite foi entregue por Simonetti, acompanhado do procurador constitucional, presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais e membro honorário vitalício da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; do procurador nacional de Prerrogativas, Alex Sarkis; e do coordenador nacional do Exame de Ordem Unificado e conselheiro federal suplente pelo Rio de Janeiro, Anderson Prezia.
Medalha
Criada em 2008, a Medalha Raymundo Faoro é uma honraria do Conselho Federal da OAB que tem como propósito distinguir personalidades cuja atuação pública se destaca pelo compromisso com a democracia, a legalidade e os direitos fundamentais da cidadania.
Quatro décadas após comandar a transição democrática do Brasil, José Sarney será homenageado pela OAB com a Medalha Raymundo Faoro. O convite foi entregue pessoalmente pelo presidente da Ordem, Beto Simonetti, nesta sexta-feira (28/3), e a condecoração acontecerá em sessão solene do Conselho Pleno, marcada para o dia 7 de abril, no Museu da OAB, em Brasília (DF).Para o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, o gesto reafirma o vínculo entre a advocacia e a construção da democracia brasileira. “A advocacia brasileira concede-lhe esta láurea em reconhecimento a uma trajetória que honra profundamente esta Instituição. Como escreveu Machado de Assis em Iaiá Garcia: ‘Os presentes mais queridos guardam-se.’ Sua obra e pensamento permanecem. Cabe-nos, com ética e gratidão, reservá-lo entre os imprescindíveis da Justiça em nosso país”, disse.Durante o período em que esteve à frente da Presidência da República (1985–1990), Sarney liderou o processo de transição democrática e convocou a Assembleia Nacional Constituinte responsável pela promulgação da Constituição Federal de 1988. O convite foi entregue por Simonetti, acompanhado do procurador constitucional, presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais e membro honorário vitalício da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; do procurador nacional de Prerrogativas, Alex Sarkis; e do coordenador nacional do Exame de Ordem Unificado e conselheiro federal suplente pelo Rio de Janeiro, Anderson Prezia.MedalhaCriada em 2008, a Medalha Raymundo Faoro é uma honraria do Conselho Federal da OAB que tem como propósito distinguir personalidades cuja atuação pública se destaca pelo compromisso com a democracia, a legalidade e os direitos fundamentais da cidadania.