OAB homenageia ministros e subprocuradora durante Congresso da Cannabis Medicinal

Em razão dos relevantes serviços prestados aos direitos humanos e jurisprudência, a OAB Nacional homenageou os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca e Rogério Schietti; e a subprocuradora-geral da República Luiza Frischeisen. A homenagem foi entregue na noite de quarta-feira (29/3), durante o 3º Congresso Brasileiro do Direito da Cannabis Medicinal, realizado na sede do Conselho Federal, em Brasília (DF).

Os agraciados participaram do Congresso como painelistas da mesa que debateu a omissão estatal e o ativismo judicial quanto ao uso medicinal da substância. Presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti destacou que, embora os avanços científicos apontem que a cannabis possa melhorar a vida de muitos pacientes, o estigma acerca da planta tem dificultado a regulamentação do uso medicinal.

“Esse é um tema que pulsa, é um tema que encontra muita resistência ainda na sociedade, há grande resistência ainda no Congresso Nacional, há grande resistência do poder público. Mas que seja a Ordem mais uma dessas entidades que servirá como palco para o debate e para o avanço da regulamentação do uso medicinal da cannabis”, falou Simonetti.

Nesse sentido, o organizador do evento e membro da Comissão Especial de Assuntos Regulatórios, Rodrigo Mesquita, destacou a importância da advocacia para o avanço da pauta. “Tudo que temos de regulamentação nasceu a partir da judicialização. No caso da cannabis, nós temos o Judiciário como centro irradiador da regulação”, disse Mesquita.

Sobre o Congresso

O Congresso teve como objetivo ampliar os debates sobre legislação, regulação, competências e judicialização do uso medicinal da planta.

Os painéis realizados no evento abordaram “O lugar na cannabis medicinal na agenda legislativa”, “Litígio estratégico e advocacy”, “Sociedade civil e Universidade na construção da regulação brasileira da cannabis”, “Da luta por direitos à regulação do mercado: a advocacia, a OAB e o advento do Direito da Cannabis Medicinal” e “Regulação setorial e competência da União na regulamentação do cultivo de cannabis para fins medicinais e científicos.”

A íntegra do evento está disponível no canal oficial da OAB no YouTube.

 

Em razão dos relevantes serviços prestados aos direitos humanos e jurisprudência, a OAB Nacional homenageou os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca e Rogério Schietti; e a subprocuradora-geral da República Luiza Frischeisen. A homenagem foi entregue na noite de quarta-feira (29/3), durante o 3º Congresso Brasileiro do Direito da Cannabis Medicinal, realizado na sede do Conselho Federal, em Brasília (DF). Os agraciados participaram do Congresso como painelistas da mesa que debateu a omissão estatal e o ativismo judicial quanto ao uso medicinal da substância. Presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti destacou que, embora os avanços científicos apontem que a cannabis possa melhorar a vida de muitos pacientes, o estigma acerca da planta tem dificultado a regulamentação do uso medicinal. “Esse é um tema que pulsa, é um tema que encontra muita resistência ainda na sociedade, há grande resistência ainda no Congresso Nacional, há grande resistência do poder público. Mas que seja a Ordem mais uma dessas entidades que servirá como palco para o debate e para o avanço da regulamentação do uso medicinal da cannabis”, falou Simonetti.Nesse sentido, o organizador do evento e membro da Comissão Especial de Assuntos Regulatórios, Rodrigo Mesquita, destacou a importância da advocacia para o avanço da pauta. “Tudo que temos de regulamentação nasceu a partir da judicialização. No caso da cannabis, nós temos o Judiciário como centro irradiador da regulação”, disse Mesquita.Sobre o CongressoO Congresso teve como objetivo ampliar os debates sobre legislação, regulação, competências e judicialização do uso medicinal da planta.Os painéis realizados no evento abordaram “O lugar na cannabis medicinal na agenda legislativa”, “Litígio estratégico e advocacy”, “Sociedade civil e Universidade na construção da regulação brasileira da cannabis”, “Da luta por direitos à regulação do mercado: a advocacia, a OAB e o advento do Direito da Cannabis Medicinal” e “Regulação setorial e competência da União na regulamentação do cultivo de cannabis para fins medicinais e científicos.”A íntegra do evento está disponível no canal oficial da OAB no YouTube. 

Sobre

Verifique Também

Órgão Especial do Conselho Federal da OAB delibera sobre 15 processos

Em sessão virtual extraordinária do Órgão Especial do CFOAB dessa quarta-feira (18/9), foram julgados 15 …