OAB Nacional acompanha eleição do Quinto Constitucional no MA

O Conselho Federal da OAB acompanha, ao longo desta terça-feira (16/5), a consulta direta à advocacia maranhense para a composição da lista duodécima do Quinto Constitucional, que integrará o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A OAB-MA decidiu realizar o pleito utilizando o sistema “Helios Voting”, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A ideia é estudar como se deu a votação, para mais tarde sugerir sua implantação no CFOAB.

Segundo a vice-presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas, Cristina Lourenço, o sistema é “seguro, simples, intuitivo e transparente”. Também está acompanhando a votação a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno.

O “Helios Voting” é um sistema de código aberto reconhecido mundialmente como solução de eleição eletrônica segura pela internet, com auditoria e Criptografia Homomórfica, que garante o sigilo do voto ao eleitor. 

A Universidade já realizou 197 eleições internas e 18 eleições externas na Procuradoria-Geral da República (PGR); Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), OAB Santa Catarina (OAB-SC); Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP); Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR); Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV); e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Sobre a votação

A votação é 100% on-line e vai até as 17h desta terça-feira. Para votar, o advogado deve ter acesso a um computador, internet e autenticação do seu certificado digital. Serão aceitos os certificados tipo A1 ou A3. Os escritórios compartilhados estarão à disposição para a advocacia exercer seu direito ao voto.

Estão habilitados a votar: advogadas e advogados que não possuíam pendências financeiras e/ou estatutárias com a OAB-MA até o dia da divulgação do edital do Quinto Constitucional, em 7 de fevereiro de 2023.

Em relação aos novos advogados e advogadas, que prestaram compromisso entre 7 de fevereiro de 2023 e 20 de abril de 2023, estes estão aptos a votar.

Para votar, basta clicar neste link.

 

O Conselho Federal da OAB acompanha, ao longo desta terça-feira (16/5), a consulta direta à advocacia maranhense para a composição da lista duodécima do Quinto Constitucional, que integrará o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A OAB-MA decidiu realizar o pleito utilizando o sistema “Helios Voting”, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A ideia é estudar como se deu a votação, para mais tarde sugerir sua implantação no CFOAB.Segundo a vice-presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas, Cristina Lourenço, o sistema é “seguro, simples, intuitivo e transparente”. Também está acompanhando a votação a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno.O “Helios Voting” é um sistema de código aberto reconhecido mundialmente como solução de eleição eletrônica segura pela internet, com auditoria e Criptografia Homomórfica, que garante o sigilo do voto ao eleitor. A Universidade já realizou 197 eleições internas e 18 eleições externas na Procuradoria-Geral da República (PGR); Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), OAB Santa Catarina (OAB-SC); Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP); Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR); Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV); e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).Sobre a votaçãoA votação é 100% on-line e vai até as 17h desta terça-feira. Para votar, o advogado deve ter acesso a um computador, internet e autenticação do seu certificado digital. Serão aceitos os certificados tipo A1 ou A3. Os escritórios compartilhados estarão à disposição para a advocacia exercer seu direito ao voto.Estão habilitados a votar: advogadas e advogados que não possuíam pendências financeiras e/ou estatutárias com a OAB-MA até o dia da divulgação do edital do Quinto Constitucional, em 7 de fevereiro de 2023.Em relação aos novos advogados e advogadas, que prestaram compromisso entre 7 de fevereiro de 2023 e 20 de abril de 2023, estes estão aptos a votar.Para votar, basta clicar neste link. 

Sobre

Verifique Também

Órgão Especial do Conselho Federal da OAB delibera sobre 15 processos

Em sessão virtual extraordinária do Órgão Especial do CFOAB dessa quarta-feira (18/9), foram julgados 15 …