O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, participou na manhã desta quarta-feira (14/12) da cerimônia de posse do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e do vice-presidente, Vital do Rêgo, realizada em Brasília. A instituição é o órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional no acompanhamento da execução orçamentária e financeira do país.
“Parabenizo o ministro Bruno Dantas por esse novo momento em uma carreira exitosa. Ganha o TCU e ganha a participação social no controle dos gastos públicos. Parabenizo também o ministro Vital do Rêgo que renova sua vocação em zelar pelas boas práticas. Desejo a ambos uma profícua gestão”, registrou Simonetti.
Em seu discurso de posse, Dantas pediu a reflexão quanto ao aumento da pobreza no Brasil, em especial, da parcela de pessoas que passam fome no país. Disse que pretende atuar para qualificar as políticas públicas para mudar esse quadro. “Assumo a Presidência desta Corte munido de otimismo, convicto de que agora é tempo de reconstruir, de pacificar, de dar as mãos. Cada instituição brasileira tem o inadiável dever de intensificar seus melhores esforços em prol dos vulneráveis”, afirmou.
O novo presidente do TCU ainda fez enfática defesa da democracia e criticou quem usa o patriotismo como ferramenta para pregar a violência. Segundo ele, o verdadeiro patriota é o “que ama seu país, quem busca fortalecer as instituições republicanas”. Ele também defendeu “a implantação da cultura do consensualismo no Brasil”, defendendo que “é possível obter economicidade em acordos com o Estado, em que cada lado cede um pouco, mas o interesse público é preservado”.
Autoridades presentes
Além de Simonetti e Dantas, a mesa de honra da cerimônia contou com o ministro decano do TCU, Walton Alencar Rodrigues; a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber; o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o governador da Bahia, Rui Costa; a procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCU, Cristina Machado da Costa e Silva. Também acompanharam a posse o presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ex-presidente da República José Sarney.
O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, participou na manhã desta quarta-feira (14/12) da cerimônia de posse do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e do vice-presidente, Vital do Rêgo, realizada em Brasília. A instituição é o órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional no acompanhamento da execução orçamentária e financeira do país.“Parabenizo o ministro Bruno Dantas por esse novo momento em uma carreira exitosa. Ganha o TCU e ganha a participação social no controle dos gastos públicos. Parabenizo também o ministro Vital do Rêgo que renova sua vocação em zelar pelas boas práticas. Desejo a ambos uma profícua gestão”, registrou Simonetti.Em seu discurso de posse, Dantas pediu a reflexão quanto ao aumento da pobreza no Brasil, em especial, da parcela de pessoas que passam fome no país. Disse que pretende atuar para qualificar as políticas públicas para mudar esse quadro. “Assumo a Presidência desta Corte munido de otimismo, convicto de que agora é tempo de reconstruir, de pacificar, de dar as mãos. Cada instituição brasileira tem o inadiável dever de intensificar seus melhores esforços em prol dos vulneráveis”, afirmou.O novo presidente do TCU ainda fez enfática defesa da democracia e criticou quem usa o patriotismo como ferramenta para pregar a violência. Segundo ele, o verdadeiro patriota é o “que ama seu país, quem busca fortalecer as instituições republicanas”. Ele também defendeu “a implantação da cultura do consensualismo no Brasil”, defendendo que “é possível obter economicidade em acordos com o Estado, em que cada lado cede um pouco, mas o interesse público é preservado”.Autoridades presentesAlém de Simonetti e Dantas, a mesa de honra da cerimônia contou com o ministro decano do TCU, Walton Alencar Rodrigues; a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber; o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o governador da Bahia, Rui Costa; a procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCU, Cristina Machado da Costa e Silva. Também acompanharam a posse o presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ex-presidente da República José Sarney.