OAB promove evento em comemoração dos 25 anos da Lei de Crimes Ambientais

O Conselho Federal da OAB, por intermédio da Comissão Nacional de Direito Ambiental, promove, ao longo desta segunda-feira (9/10), o encontro virtual “25 anos da Lei de Crimes Ambientais”, para debater os principais tópicos da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividade lesivas ao meio ambiente e dá outras providências.

A presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental, Ana Carolina Neves Dias Barchet, conduziu a abertura do encontro declarando a importância da Lei contra crimes ambientais.

“A gente precisa dessas leis protetivas, que tragam sustentabilidade para o desenvolvimento econômico do Brasil. Nós precisamos, cada vez mais, debater essas leis, aprimorar essas leis e implementar uma gestão delas. Até porque o problema ambiental no Brasil não é legislativo, e sim de gestão”, declarou ela.

O professor Celso Antonio Pacheco Fiorillo salientou a importância da realização de uma atualização no debate para que a lei seja compreendida e exaltou o direito ambiental brasileiro.

“O fato da gente ter uma comemoração dos 25 anos da lei de crimes ambientais aponta a grandeza do direito ambiental brasileiro. No plano infraconstitucional, ao lado da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, a Lei 6.938/81, (as duas) são os braços mais relevantes diretamente derivados do direito ambiental constitucional”, afirmou ele.

Entre os temas tratados durante o evento estão Reflexões críticas sobre a efetividade da tutela penal do meio ambiente, a Eficácia da lei de crimes ambientais na região amazônica sob o enfoque da Justiça Federal, Cooperação internacional para a preservação do meio ambiente, Responsabilidade penal da pessoa jurídica em crime ambiental, entre outros.

Participarão dos painéis os desembargadores Luis Fernando Nishi, Ruy Alberto Leme Cavalheiro e Wilson Alves de Souza; os professores doutores Raquel Cavalcanti Ramos Machado, Karin Kassmayer, Cristiane Rodrigues de Sá, Nicolao Dino de Castro e Costa Neto, Gianpaolo Poggio Smanio, Juliana de Oliveira Jota Danta e Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira Smith; e os juízes federais Leonardo Hernandez Santos Soares e Ilan Presser.

Confira aqui os painéis do evento.

 

O Conselho Federal da OAB, por intermédio da Comissão Nacional de Direito Ambiental, promove, ao longo desta segunda-feira (9/10), o encontro virtual “25 anos da Lei de Crimes Ambientais”, para debater os principais tópicos da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividade lesivas ao meio ambiente e dá outras providências.A presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental, Ana Carolina Neves Dias Barchet, conduziu a abertura do encontro declarando a importância da Lei contra crimes ambientais.“A gente precisa dessas leis protetivas, que tragam sustentabilidade para o desenvolvimento econômico do Brasil. Nós precisamos, cada vez mais, debater essas leis, aprimorar essas leis e implementar uma gestão delas. Até porque o problema ambiental no Brasil não é legislativo, e sim de gestão”, declarou ela.O professor Celso Antonio Pacheco Fiorillo salientou a importância da realização de uma atualização no debate para que a lei seja compreendida e exaltou o direito ambiental brasileiro.“O fato da gente ter uma comemoração dos 25 anos da lei de crimes ambientais aponta a grandeza do direito ambiental brasileiro. No plano infraconstitucional, ao lado da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, a Lei 6.938/81, (as duas) são os braços mais relevantes diretamente derivados do direito ambiental constitucional”, afirmou ele.Entre os temas tratados durante o evento estão Reflexões críticas sobre a efetividade da tutela penal do meio ambiente, a Eficácia da lei de crimes ambientais na região amazônica sob o enfoque da Justiça Federal, Cooperação internacional para a preservação do meio ambiente, Responsabilidade penal da pessoa jurídica em crime ambiental, entre outros.Participarão dos painéis os desembargadores Luis Fernando Nishi, Ruy Alberto Leme Cavalheiro e Wilson Alves de Souza; os professores doutores Raquel Cavalcanti Ramos Machado, Karin Kassmayer, Cristiane Rodrigues de Sá, Nicolao Dino de Castro e Costa Neto, Gianpaolo Poggio Smanio, Juliana de Oliveira Jota Danta e Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira Smith; e os juízes federais Leonardo Hernandez Santos Soares e Ilan Presser.Confira aqui os painéis do evento. 

Sobre

Verifique Também

Órgão Especial do Conselho Federal da OAB delibera sobre 15 processos

Em sessão virtual extraordinária do Órgão Especial do CFOAB dessa quarta-feira (18/9), foram julgados 15 …