O Conselho Federal da OAB esteve presente, nesta terça-feira (26/9), no lançamento do livro “Liber Amicorum: uma homenagem aos 10 anos do ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro no STJ”. Na cerimônia, realizada no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Ordem foi representada pelo vice-presidente, Rafael Horn.
“Nós, advogados e defensores do Estado de Direito, reconhecemos a importância de homenagear aqueles que contribuíram para o avanço da Justiça e da jurisprudência no Brasil. O ministro Moura Ribeiro é um desses profissionais notáveis, e este livro é a melhor maneira de celebrar sua década de serviço exemplar no STJ”, disse Horn.
“Quero lhes contar como eu vivi e tudo o que aconteceu comigo, disse Belchior. Nem sequer nos mais doidos momentos de sonho da minha vida, eu poderia imaginar que uma coisa dessas aconteceria comigo. Ser homenageado com 82 pessoas escrevendo coisas para mim é um dos momentos que não podemos esquecer”, declarou o ministro homenageado.
A obra, prefaciada pela desembargadora Maria Olívia Pinto Esteves Alves, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), é uma coletânea de artigos escritos por mais de 82 juristas. Os textos foram inspirados em decisões do ministro ao longo de sua jornada na Corte. Entre os autores, destacam-se os ministros Luiz Fux e Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF); e os ministros do STJ Nancy Andrighi, João Otávio de Noronha, Humberto Martins, Mauro Campbell Marques, Antonio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Bôas Cueva, Sebastião Reis Junior, Assusete Magalhães, Rogerio Schietti Cruz, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e Nefi Cordeiro (aposentado).
A coordenação do livro é de Aline Gomes Caselato, Eronides A. R. Santos, Felipe Herdem Lima e Wilson Furtado Roberto. As organizadoras são Daniella Gheler Zampietro e Juliana Garcia Grubba.
Também participaram do evento a presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura, e ministros da Corte, entre outras autoridades. O presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia, também estava presente.
Sobre o ministro
Natural de Santos (SP), o ministro Moura Ribeiro integra o STJ desde 2013. Atualmente, compõe a Segunda Seção, a Terceira Turma e a Comissão de Regimento Interno. Mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é autor de diversos livros e artigos, e leciona em cursos de graduação e pós-graduação em Direito em São Paulo (SP) e Brasília (DF).
Com informações do STJ
O Conselho Federal da OAB esteve presente, nesta terça-feira (26/9), no lançamento do livro “Liber Amicorum: uma homenagem aos 10 anos do ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro no STJ”. Na cerimônia, realizada no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Ordem foi representada pelo vice-presidente, Rafael Horn.“Nós, advogados e defensores do Estado de Direito, reconhecemos a importância de homenagear aqueles que contribuíram para o avanço da Justiça e da jurisprudência no Brasil. O ministro Moura Ribeiro é um desses profissionais notáveis, e este livro é a melhor maneira de celebrar sua década de serviço exemplar no STJ”, disse Horn.”Quero lhes contar como eu vivi e tudo o que aconteceu comigo, disse Belchior. Nem sequer nos mais doidos momentos de sonho da minha vida, eu poderia imaginar que uma coisa dessas aconteceria comigo. Ser homenageado com 82 pessoas escrevendo coisas para mim é um dos momentos que não podemos esquecer”, declarou o ministro homenageado.A obra, prefaciada pela desembargadora Maria Olívia Pinto Esteves Alves, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), é uma coletânea de artigos escritos por mais de 82 juristas. Os textos foram inspirados em decisões do ministro ao longo de sua jornada na Corte. Entre os autores, destacam-se os ministros Luiz Fux e Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF); e os ministros do STJ Nancy Andrighi, João Otávio de Noronha, Humberto Martins, Mauro Campbell Marques, Antonio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Bôas Cueva, Sebastião Reis Junior, Assusete Magalhães, Rogerio Schietti Cruz, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e Nefi Cordeiro (aposentado).A coordenação do livro é de Aline Gomes Caselato, Eronides A. R. Santos, Felipe Herdem Lima e Wilson Furtado Roberto. As organizadoras são Daniella Gheler Zampietro e Juliana Garcia Grubba.Também participaram do evento a presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura, e ministros da Corte, entre outras autoridades. O presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia, também estava presente.Sobre o ministroNatural de Santos (SP), o ministro Moura Ribeiro integra o STJ desde 2013. Atualmente, compõe a Segunda Seção, a Terceira Turma e a Comissão de Regimento Interno. Mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é autor de diversos livros e artigos, e leciona em cursos de graduação e pós-graduação em Direito em São Paulo (SP) e Brasília (DF).Com informações do STJ