OAB ressalta desafios de conciliar processos e tecnologia em Congresso de Processo Civil em SC

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) participou, na noite desta quinta-feira (13/07), da abertura do 9º Congresso de Processo Civil da OAB Santa Catarina, realizado na sede da seccional, em Florianópolis. O evento ocorre em dois dias e terá a participação de profissionais que atuam na área do Processo Civil de todo o Brasil. Ao todo, serão 40 palestrantes. A abertura contou com a presença de cerca de 450 advogados, estudantes de direito e professores.

“Este evento tem muito a ver com o crescimento da área de processo civil de Santa Catarina. O Congresso trará diversos temas e o mais desafiador é a conciliação de processos e tecnologia e seus impactos. Vivemos na prática várias situações, como as gravações dos atos processuais, o pleito que a Ordem capitaneou para que pudéssemos ter maior segurança na proteção das provas, na proteção das prerrogativas da advocacia”, afirmou o vice-presidente Nacional da OAB, Rafael Horn.

Ainda na abertura, foi destacada a realização da Conferência Estadual nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, que já tem mais de 4 mil inscritos.

“A gente acha que trouxe a Florianópolis todos, todos sem exceção, grandes processualistas do Brasil, e nesta edição não é diferente”, destacou o presidente da Comissão Especial do Código de Processo Civil da OAB Nacional, Pedro Miranda.

A presidente da OAB-SC, Cláudia Prudêncio, salientou o compromisso da seccional de realizar eventos jurídicos em busca de mais conhecimento e qualificação profissional. “Levamos conhecimento de qualidade, com a presença de grandes palestrantes, juristas, professores e com um preço acessível. Em um ano e seis meses de gestão, nós já colocamos quase 30 mil colegas presencialmente nos nossos eventos” afirmou.

A palestra inaugural abordou: “Repensando a Prescrição”, ministrada pelo desembargador Alexandre Câmara, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e pela doutora em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conselheira estadual da OAB-SC e coordenadora da ESA Nacional, Isabela Medeiros.

Ainda no primeiro dia de Congresso, a programação contou com outros dois painéis, que abordaram os temas: “A Ratio Decidendi e o Arco da Ponte: Quando uma questão é idêntica, semelhante ou distinta?” e “Aspectos polêmicos da coisa julgada”.

Programação

A programação segue até esta sexta-feira (14/07), com painéis sobre inteligência artificial, mecanismos de autotutela, recursos no STF, produção antecipada de provas, entre outros temas.

 

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) participou, na noite desta quinta-feira (13/07), da abertura do 9º Congresso de Processo Civil da OAB Santa Catarina, realizado na sede da seccional, em Florianópolis. O evento ocorre em dois dias e terá a participação de profissionais que atuam na área do Processo Civil de todo o Brasil. Ao todo, serão 40 palestrantes. A abertura contou com a presença de cerca de 450 advogados, estudantes de direito e professores.”Este evento tem muito a ver com o crescimento da área de processo civil de Santa Catarina. O Congresso trará diversos temas e o mais desafiador é a conciliação de processos e tecnologia e seus impactos. Vivemos na prática várias situações, como as gravações dos atos processuais, o pleito que a Ordem capitaneou para que pudéssemos ter maior segurança na proteção das provas, na proteção das prerrogativas da advocacia”, afirmou o vice-presidente Nacional da OAB, Rafael Horn.Ainda na abertura, foi destacada a realização da Conferência Estadual nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, que já tem mais de 4 mil inscritos.”A gente acha que trouxe a Florianópolis todos, todos sem exceção, grandes processualistas do Brasil, e nesta edição não é diferente”, destacou o presidente da Comissão Especial do Código de Processo Civil da OAB Nacional, Pedro Miranda.A presidente da OAB-SC, Cláudia Prudêncio, salientou o compromisso da seccional de realizar eventos jurídicos em busca de mais conhecimento e qualificação profissional. “Levamos conhecimento de qualidade, com a presença de grandes palestrantes, juristas, professores e com um preço acessível. Em um ano e seis meses de gestão, nós já colocamos quase 30 mil colegas presencialmente nos nossos eventos” afirmou.A palestra inaugural abordou: “Repensando a Prescrição”, ministrada pelo desembargador Alexandre Câmara, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e pela doutora em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conselheira estadual da OAB-SC e coordenadora da ESA Nacional, Isabela Medeiros.Ainda no primeiro dia de Congresso, a programação contou com outros dois painéis, que abordaram os temas: “A Ratio Decidendi e o Arco da Ponte: Quando uma questão é idêntica, semelhante ou distinta?” e “Aspectos polêmicos da coisa julgada”.ProgramaçãoA programação segue até esta sexta-feira (14/07), com painéis sobre inteligência artificial, mecanismos de autotutela, recursos no STF, produção antecipada de provas, entre outros temas. 

Sobre

Verifique Também

Indicados pela OAB para o CNJ são nomeados

Indicados pela OAB Nacional, os advogados Marcello Terto e Silva (recondução) e Ulisses Rabaneda dos …