Regionalização do saneamento é tema de live da OAB

O Conselho Federal da OAB, por meio da Comissão Especial de Saneamento, promoveu a oitava live da série Direito e Saneamento: Resgate do Debate no Setor. O encontro virtual ocorreu na quinta-feira (19/10) e trouxe discussões sobre o tema da regionalização na área.

“Com a Lei 14.026/2020, o tema da regionalização veio de uma forma diferente, trouxe um viés de exigência. As previsões da Lei falam de ganho de escala e para a universalização. A universalização é a chave-mestra dessa Lei, foi o que tornou ela possível, o pano de fundo que trouxe ela à tona”, destacou a conselheira federal e presidente da Comissão de Saneamento, Ariana Garcia, responsável por conduzir a roda de debate.

A procuradora federal e consultora jurídica do Ministério das Cidades, Fernanda Morais; a conselheira federal e presidente da Comissão de Direito Urbanístico, Daniela Liborio, e a advogada, pesquisadora em saneamento e integrante da Comissão de Saneamento Francesca Mariutti participaram do encontro.

Para Fernanda, a Lei 14.026 trouxe uma nova perspectiva dentro das discussões sobre o assunto. “A Lei trouxe uma nova perspectiva e o conceito da prestação regionalizada, o que envolve o incentivo à prestação de serviços em uma ou mais modalidades. A regionalização é um tema que toca muito no ponto da autonomia municipal”, afirma.

“O saneamento faz parte dessa complexidade de distância entre Constituição e prática. Não adianta virar as costas para a Constituição porque a gente fragiliza cada vez mais aquilo que vai eventualmente se colocar para um ambiente licitatório, seja para uma ordenação territorial de saneamento e, depois, é judicializado e vira uma complexidade imensa”, reforçou a conselheira federal Daniela Liborio. “Falando desse modelo compulsório de região metropolitana, microrregião e aglomeração urbana, a compulsoriedade é uma característica que hoje para nós é consenso”, completou a advogada, pesquisadora em saneamento e integrante da Comissão de Saneamento, Francesca Mariutti.

 

O Conselho Federal da OAB, por meio da Comissão Especial de Saneamento, promoveu a oitava live da série Direito e Saneamento: Resgate do Debate no Setor. O encontro virtual ocorreu na quinta-feira (19/10) e trouxe discussões sobre o tema da regionalização na área.“Com a Lei 14.026/2020, o tema da regionalização veio de uma forma diferente, trouxe um viés de exigência. As previsões da Lei falam de ganho de escala e para a universalização. A universalização é a chave-mestra dessa Lei, foi o que tornou ela possível, o pano de fundo que trouxe ela à tona”, destacou a conselheira federal e presidente da Comissão de Saneamento, Ariana Garcia, responsável por conduzir a roda de debate.A procuradora federal e consultora jurídica do Ministério das Cidades, Fernanda Morais; a conselheira federal e presidente da Comissão de Direito Urbanístico, Daniela Liborio, e a advogada, pesquisadora em saneamento e integrante da Comissão de Saneamento Francesca Mariutti participaram do encontro.Para Fernanda, a Lei 14.026 trouxe uma nova perspectiva dentro das discussões sobre o assunto. “A Lei trouxe uma nova perspectiva e o conceito da prestação regionalizada, o que envolve o incentivo à prestação de serviços em uma ou mais modalidades. A regionalização é um tema que toca muito no ponto da autonomia municipal”, afirma.“O saneamento faz parte dessa complexidade de distância entre Constituição e prática. Não adianta virar as costas para a Constituição porque a gente fragiliza cada vez mais aquilo que vai eventualmente se colocar para um ambiente licitatório, seja para uma ordenação territorial de saneamento e, depois, é judicializado e vira uma complexidade imensa”, reforçou a conselheira federal Daniela Liborio. “Falando desse modelo compulsório de região metropolitana, microrregião e aglomeração urbana, a compulsoriedade é uma característica que hoje para nós é consenso”, completou a advogada, pesquisadora em saneamento e integrante da Comissão de Saneamento, Francesca Mariutti. 

Sobre

Verifique Também

Órgão Especial do Conselho Federal da OAB delibera sobre 15 processos

Em sessão virtual extraordinária do Órgão Especial do CFOAB dessa quarta-feira (18/9), foram julgados 15 …