Imprensa repercute decisão favorável do STF à OAB

Os principais veículos jornalísticos do país repercutiram, nesta terça-feira (20/2), a decisão favorável do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a fim de assegurar o sigilo das comunicações entre advogados e clientes. Na decisão, Toffoli determinou que as transcrições e menções das mensagens trocadas entre o advogado Ralph Tórtima e seu cliente fosse excluídas dos autos do processo. As conversas foram ilegalmente analisadas e expostas por um delegado da Polícia Federal.

A decisão de Toffoli ocorre dois dias após o Conselho Federal da OAB, a Diretoria Nacional e o Colégio de Presidentes de Seccionais da Ordem apresentaram petições em defesa das prerrogativas da advocacia com foco no sigilo das comunicações entre advogado e cliente ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR).

“A decisão reforça a importância do sigilo das comunicações entre advogados e clientes, um princípio fundamental para a garantia do direito de defesa. A exclusão das transcrições e menções das mensagens ilegalmente analisadas e expostas é crucial para preservar a integridade do processo legal. Essa medida resguarda não apenas os direitos dos envolvidos, mas também a confiança no sistema judiciário. A OAB segue firme na defesa intransigente do Estado de Direito e da justiça para todos”, destaca o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti. 

Confira abaixo as principais notícias sobre a decisão favorável à OAB:

UOL: OAB elogia decisão de Toffoli em inquérito sobre Moraes e menciona “abusos”

Folha de S. Paulo: Toffoli manda retirar diálogos entre advogado e investigado de inquérito sobre Moraes

Estadão: Toffoli manda excluir diálogos de investigado e seu advogado do inquérito sobre agressão a Moraes

Correio Braziliense: Toffoli coloca em sigilo diálogo entre acusado e advogado no caso Moraes

O Globo: Toffoli manda retirar conversas entre advogado e investigados em inquérito que trata de agressão a Moraes

CNN: Toffoli põe sigilo em conversa entre advogado e investigado por hostilizar Moraes

Carta Capital: Toffoli retira diálogos entre advogados e investigados de inquérito sobre Moraes

G1: Toffoli coloca sob sigilo diálogos entre investigado por hostilizar família de Moraes e advogado

Poder 360: Toffoli retira conversas de relatório sobre hostilização a Moraes

Jornal de Brasília: Toffoli manda retirar diálogos entre advogado e investigado de inquérito sobre Moraes

Veja: Moraes em Roma: Toffoli manda retirar conversa entre advogado e cliente 

R7: Toffoli manda tirar de relatório da PF conversa entre advogado e suspeito em caso de Moraes

Gazeta do Povo: Toffoli retira diálogo entre defesa e investigado de inquérito sobre suposta hostilidade a Moraes

O Antagonista: Toffoli manda excluir conversa com advogado exposta por PF

 

Os principais veículos jornalísticos do país repercutiram, nesta terça-feira (20/2), a decisão favorável do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a fim de assegurar o sigilo das comunicações entre advogados e clientes. Na decisão, Toffoli determinou que as transcrições e menções das mensagens trocadas entre o advogado Ralph Tórtima e seu cliente fosse excluídas dos autos do processo. As conversas foram ilegalmente analisadas e expostas por um delegado da Polícia Federal.A decisão de Toffoli ocorre dois dias após o Conselho Federal da OAB, a Diretoria Nacional e o Colégio de Presidentes de Seccionais da Ordem apresentaram petições em defesa das prerrogativas da advocacia com foco no sigilo das comunicações entre advogado e cliente ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR).“A decisão reforça a importância do sigilo das comunicações entre advogados e clientes, um princípio fundamental para a garantia do direito de defesa. A exclusão das transcrições e menções das mensagens ilegalmente analisadas e expostas é crucial para preservar a integridade do processo legal. Essa medida resguarda não apenas os direitos dos envolvidos, mas também a confiança no sistema judiciário. A OAB segue firme na defesa intransigente do Estado de Direito e da justiça para todos”, destaca o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti. Confira abaixo as principais notícias sobre a decisão favorável à OAB:UOL: OAB elogia decisão de Toffoli em inquérito sobre Moraes e menciona “abusos”Folha de S. Paulo: Toffoli manda retirar diálogos entre advogado e investigado de inquérito sobre MoraesEstadão: Toffoli manda excluir diálogos de investigado e seu advogado do inquérito sobre agressão a MoraesCorreio Braziliense: Toffoli coloca em sigilo diálogo entre acusado e advogado no caso MoraesO Globo: Toffoli manda retirar conversas entre advogado e investigados em inquérito que trata de agressão a MoraesCNN: Toffoli põe sigilo em conversa entre advogado e investigado por hostilizar MoraesCarta Capital: Toffoli retira diálogos entre advogados e investigados de inquérito sobre MoraesG1: Toffoli coloca sob sigilo diálogos entre investigado por hostilizar família de Moraes e advogadoPoder 360: Toffoli retira conversas de relatório sobre hostilização a MoraesJornal de Brasília: Toffoli manda retirar diálogos entre advogado e investigado de inquérito sobre MoraesVeja: Moraes em Roma: Toffoli manda retirar conversa entre advogado e cliente R7: Toffoli manda tirar de relatório da PF conversa entre advogado e suspeito em caso de MoraesGazeta do Povo: Toffoli retira diálogo entre defesa e investigado de inquérito sobre suposta hostilidade a MoraesO Antagonista: Toffoli manda excluir conversa com advogado exposta por PF 

Sobre

Verifique Também

Órgão Especial do Conselho Federal da OAB delibera sobre 15 processos

Em sessão virtual extraordinária do Órgão Especial do CFOAB dessa quarta-feira (18/9), foram julgados 15 …